Teatro sobre a Páscoa
Peça que mostra a história da saída do povo do Egito; Baseada no texto bíblico
e ancorado pelo narrador, a peça mostra a escravidão do povo, as providências
de Deus para retirar seu povo, pragas, e a travessia...
PERSONAGENS:
Moisés – Lucas Reina
Faraó – Vinicius
Mágico – Aline
Homens, mulheres e crianças egípcias – Ministério
Infantil
Homens, mulheres e crianças israelitas – Ministério
Infantil
Soldados egípcios – Gabriel / Matheus
Rebanho (vaca, cavalo e ovelha) – Natalia com Crianças
do Ministério Infantil
Anjo do Senhor – Adriele
Egípcio Choroso – Gisele
Narrador – Pr. Reinaldo /
Márcio
Sonoplastia / Cenário / Figurino – Flaviana
Bailarina (Se for aceito Sugestão) – Agne e meninas do teatro que esqueci o nome shushsu
NARRADOR: Depois que José entrou no Egito e se
tornou o segundo no governo, logo abaixo só de Faraó, ele mandou buscar seu pai
Israel e seus irmãos. Eles viveram por muitos anos em harmonia e prosperidade
na terra do Egito, sendo convidados do próprio Faraó. Mas depois de muito
tempo, José veio a morrer e Faraó também. O próximo Faraó não foi tão camarada
quanto o primeiro e terminou por escravizar todos os filhos de Israel que
habitavam nas terras do Egito. Assim sendo os israelitas trabalhavam para
Faraó, produzindo tijolos.
CENA
Entram os trabalhadores israelitas, produzindo os tijolos e depois vêm os
soldados, com chicotes, açoitam os trabalhadores e saem do palco.
NARRADOR: Havia um homem israelita, temente a Deus,
chamado MOISÉS: , que apesar de ter sido adotado, criado e ensinado pela filha
do Faraó, decidiu viver junto ao seu povo, sem privilégio, abandonando o
conforto do palácio e era pastor de ovelhas, cuidando do rebanho de seu sogro.
CENA
Entram Moisés e as ovelhas.
NARRADOR: Quando o Senhor, Deus de Israel falou com
MOISÉS: . (Moisés de joelhos)
“Moisés, ouvi o clamor do meu povo. Vejo a aflição
do meu povo, vejo como o Egito escraviza meu povo, no trabalho pesado. Agora
vai até Faraó e dize : Deixa Israel ir para a terra prometida, prometida para
Abraão, Isaque e Jacó. Deixa Israel ir e adorar o seu Deus”.
CENA
Quando Deus termina de falar, Moisés se levanta e sai de cena.
CENA
Entra faraó e seu mágico no palco e sentam na cadeira (colocada no centro –
ouve-se som de marcha) Entra MOISÉS:
FARAÓ(curioso): Que queres ???
MOISÉS: Dize o Senhor, deixa Israel ir, para me
adorar e viver feliz.
Faraó e mágico se olham e começam a rir.
FARAÓ(determinado): Nunca, nunca deixarei partir
Israel.
MOISÉS: Então o Senhor Deus castigará a terra do
Egito.
Moisés sai. Faraó e mágico ficam sentados, as
próximas cenas ocorrerão à frente deles.
NARRADOR: E para se cumprir a promessa, Deus enviou
uma praga sobre a água na terra do Egito. Tornando-a sangue.
CENA
Mágico serve água para Faraó, sem perceber que está vermelha, faraó joga fora o
copo.
Entra Moisés no palco, novamente. Fica na frente do
faraó
MOISÉS: Dize o Senhor, deixa ir Israel para me
adorar.
FARAÓ: Não, nunca, nunca deixarei.
MOISÉS: Então virá o castigo do Senhor.
Sai Moisés. Entram as rãs. (som
de rãs)
NARRADOR: Encheu então a terra do Egito de rãs.
Faraó chamou MOISÉS: e disse que deixaria ir Israel. Deus retirou o castigo das
rãs. Mas era mentira.
CENA
Israelitas preparam seus pertences para saírem mas chegam os soldados e
impedem. Saem os soldados e os israelitas.
NARRADOR: Faraó endureceu seu coração e não deixou
Israel partir. Então Deus enviou nova praga sobre o Egito. Praga de piolhos.
CENA
Faraó e mágico se coçam. Soldados se coçam. Cabeça e corpo.
NARRADOR: Continuou Faraó obstinado. Então veio a
praga das moscas.
CENA.
No palco, faraó, mágico e soldados começam a “caçar moscas” no ar. Se tivermos
som de moscas, melhor será. Depois de algum tempo, param de “caçar moscas”, e
entram no palco as vaquinhas, ovelhas e cavalos. Ficam no meio do palco. (Som de moscas)
NARRADOR: Então veio praga sobre o rebanho do Egito
CENA
Os animais caem no chão. Faraó e mágico, e os egípcios olham para os animais
assustados. Depois os soldados e os egípcios retiram os animais do palco.
NARRADOR: Mas faraó continuou duro na sua decisão,
então veio doenças sobre as pessoas.
CENA
Entram as pessoas. As pessoas começam a cair de dor. Saem as pessoas. (Egípcios Marcados com Feridas)
NARRADOR: Faraó não arredara de sua decisão. Então
Deus enviou mais duas pragas uma forte tempestade e uma nuvem de gafanhotos,
que acabaram com a lavoura dos egípcios (som de vento)
CENA
Entra um egípcio, choroso, com um pé de milho todo quebrado. Exibe para o
público e para faraó. Sai do palco. (Gisele)
NARRADOR: Teimoso, faraó não cedeu. Então Deus
retira o sol do céu, e a terra do Egito ficou no escuro por três dias. (Som de Estrondo apaga luzes)
CENA
Entram as pessoas, aparecem tateando no ar. Para representar escuridão e
cegueira. Saem as pessoas. Entra Moisés.
MOISÉS: Dize o Senhor, deixa ir Israel para me
adorar.
FARAÓ: Só se deixarem seus rebanhos.
MOISÉS: Levaremos tudo que é nosso.
FARAÓ: Não deixarei . Nunca.
MOISÉS: Então todo o primogênito do Egito será ferido de morte, pelo anjo do
Senhor.
CENA
Sai Moisés. Entram os egípcios, entram os
israelitas, todos com os filhos, cada família de um lado do palco. Os soldados
vão para a porta da igreja. (duas famílias de cada
lado)
NARRADOR: Então para que o anjo do Senhor não
ferisse os primogênitos da casa de Israel, foi ordenado que fosse colocado um
sinal na ombreira da porta; uma marca de sangue de cordeiro. Na case do
israelita mostra-se este ato. Usa-se um algidão ensopado em tempera.
CENA
Entra o anjo, empunhando a espada. Vai até o centro do palco, olha para o
público, vira-se para a casa do Egito, e chega perto da porta e o primogênito
cai, os pais começam a chorar. Depois vai até a porta de Israel, olha para
cima, e sai , indo até a casa do faraó. Cai o filho do faraó. Começa a chorar o
faraó junto com o mágico. Saem os egípcios e faraó e mágico. Levando as
crianças mortas. (Tem de ter um cenário do lado de
Israel com uma porta e janela / Os filhos mortos serão bonecos)
NARRADOR: Faraó e o povo do Egito disseram “saiam os
Israelitas do nosso meio, e vão para a sua terra prometida”
CENA
Os israelitas e seu rebanho saem , em grande alegria. Com MOISÉS: à frente, vão
até o meio do corredor da igreja, dão a volta. Troca-se o cenário. Coloca-se o
cenário do Mar Vermelho. Vem até a frente do mar e param. (Pensei (Sugestão) neste mar ser Bailarinas de vermelho com
lençóis vermelhos)
NARRADOR: Deu ordens Faraó para que seus soldados alcançassem Israel e os
ferissem de morte. MOISÉS: e o povo pararam em frente ao mar.
(som de marcha – os soldados ficam mais perto)
Então, Deus disse : Moisés fere as águas com teu
cajado. Moisés obedeceu e o mar se abriu, o povo passou. (abre-se o cenário do
mar) (Pensei (Sugestão) neste mar ser Bailarinas de
vermelho com lençóis vermelhos)
CENA
Os israelitas passam, e quando chegam os soldados, o cenário do mar é fechado
novamente, os soldados caem . Derruba-se o cenário do mar para mostrar o povo
de Israel. Muita festa, ovação. Depois silêncio. (Pensei
(Sugestão) neste mar ser Bailarinas de vermelho com lençóis vermelhos)
NARRADOR: Assim como mandamento perpétuo, os
israelitas comemoram até hoje a páscoa, o Passah, ou passagem, como um dia de
grande livramento e alegria, que o Senhor Deus providenciou para o seu povo que
Nele creu e o buscou.
CENA
Todos vão à frente.
Fim
'>Opera�e
pQ �J/span> – Ampliando
as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre
hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos
e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
8
– Qual é a estrutura de personalidade, segundo a teoria psicanalítica?
A personalidade é composta
por id, ego e superego.
9
– O que se entende por id, ego e superego?
Id
– é a energia
inicial, da qual se desenvolve o ego e superego. É o inconsciente. É
constituído pelo conjunto dos impulsos instintivos inatos, que motivam as
relações do indivíduo com o mundo.
Superego – é a censura, a autocensura.
desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua
própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id.
Ego
– faz a mediação
entre o id e o superego, com capacidade d e retardamento da gratificação,
tolerância à frustração e guia o comportamento do individuo para comportamentos
aceitáveis.
10
– De acordo com status de identidade, descrito por Erickson, como os pais e
educadores podem contribuir para o desenvolvimento da identidade do
adolescente?
Tente
não criticar;
Elogie
as boas ações;
Nunca
poupe elogios;
Aceite-o
como é;
Lembre-se
que o adolescente é sensível;
Encoraje-o
a defender as suas opiniões e idéias;
Leve a serio as
preocupações do adolescente
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