quinta-feira, 28 de junho de 2012

Active Directory


Active Directory é onde são salvos todos todas os diretorios (contas, dados).  Esta relacionada há gerenciamento centralizado, GPO – Políticas de Grupo, Catálogo Global, Gerenciamento de Desktop Intellimiror, Distribuição de Software Automática, Interface de acesso ADSI, Compatibilidade com sistemas operacionais MS Legados, Administração Delegada e Replicação Automática. No Windows serve 2003 Active Directory como principal ferramenta para a administração de domínios. É um sistema utilizado estritamente em redes de computadores. Ele fornece a distribuição do serviço de diretório, o qual pode ser utilizado para centralizar e gerenciar a segurança da sua rede. O Active Directory foi implementado inicialmente no Windows 2000 Server, e posteriormente no Windows Server 2003.

Active Directory

É um software da Microsoft usado em ambientes Windows teve uma pré-estréia em 1999 e foi lançado primeiramente com o Windows 2000. Mais tarde, foi revisado para estender a sua funcionalidade e melhorar a administração para uma nova versão, conhecida como Windows Server 2003 e no Windows Server 2008 inclui novas opções de instalação e aumentou a segurança, flexibilidade e melhorou a gerência.
O Active Directory é um conjunto de arquivos localizados no servidor de domínio, no qual estão todas as informações que permitem controlar o acesso dos usuários à rede. Uma prática de serviço de diretório no protocolo LDAP que grava informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza esses dados a usuários e administradores desta rede. Nele ficam registrados os nomes e senhas de usuários, suas permissões de acesso a arquivos, impressoras e outros recursos da rede, as cotas de disco, os computadores e horários que cada usuário pode utilizar, etc.
No diretório ativo as redes ativas do diretório podem variar desde uma instalação pequena, com cem objetos, a uma instalação grande, com milhões de objetos. os administradores atribuam à empresa políticas gerais, instalem programas em um grande número de computadores e apliquem up-dates críticos a uma organização inteira, ele armazena informações e parâmetros em uma base de dados central organizada e acessível. Ele oferece suporte à replicação com vários mestres de dados de diretório entre todos os controladores de um domínio.
Os objetos no AD são divididos em três categorias: recursos físicos, serviços disponíveis e contas. Na categoria dos recursos físicos estão todos os equipamentos disponíveis na rede tais como o servidor, as estações de trabalho e também as impressoras de rede. A segunda categoria envolve os serviços disponíveis na rede como o correio eletrônico e o servidor de impressão. O terceiro grupo é o que está relacionado aos usuários ou contas. É aqui que o administrador da rede define quem pode utilizar a rede e quais recursos (físicos e serviços) estarão disponíveis para cada usuário.
Principais Funções
OU - Unidade organizacional
Serve como subdivisão do Domínio, estrutura lógica do negócio, diretivas de Grupo (restrições) e Delegação.
Domínios
É a estrutura principal do Active Directory, contem: Primário, Membro e Filho.
Árvores / Floresta
Uma árvore é uma coleção de domínio, uma floresta é uma coleção de árvores e uma árvore normalmente é utilizada em grandes empresas ou quando ocorre uma fusão de empresas.
FTP / Sites
Separam a rede de forma geográfica , define uma região da rede onde os computadores são conectados através de links com banda larga (Catálogo global por site,DNS por site). Replicação: padrão a cada 5 minutos (pode ser agendada no caso de links muito lentos)
Schemas
Define os dados que serão armazenados no Active Directory. Ex: O schema de um usuários define as informações que serão armazenadas sobre ele – nome, endereço, telefone. Somente um servidor de domínio pode modificar os Schemas.

Diferenças no Windows Serve 2008

Vemos grandes diferenças no Windows serve 2008, o antigo AD agora é AD DS (Active Directory Domain Services). Foi criado o AD FS (Federation Services), AD CS (Certificate Services), AD LDS (Lightweith Services) e AD RMS (Right and Managements Services).
Fine-Grained Password Policies – Você poderá implementar múltiplas políticas de senha para usuários do domínio em um mesmo domínio.
Active Directory Domain Services Installation Wizard – Vemos novas opções de instalação,  Instalação Unattended (através da linha de comando).
Read-Only Domain Controller (RODC) – É uma opção nova de Domain Controller no Windows Server 2008. O primeiro Domain Controller na floresta ou domínio não pode ser um RODC. O RODC deve replicar com um Domain Controller que tenha sua base dados com a opção de escrita e que esteja executando o Windows Server 2008. Se você já tiver um Domain Controller executando o Windows Server 2008 em um domínio, você poderá instalar o RODC em um Domain Controller adicional.
 Domain Name System (DNS) – A instalação e configuração do DNS Server são automáticas quando necessário. Quando você instala o DNS Server sobre o primeiro Domain Controller dentro de um novo domínio filho no Windows Server 2008, a delegação para o novo domínio é criado automaticamente no DNS Server.
 Global Catalog Servers – No Windows Server 2008 quando você está instalando um Domain Controller você tem a opção de adicionar a função de Global Catalog Server durante a instalação.

Samba

Para quem trabalha com servidor Linux sabe que o OpenLDAP é o software que realiza as mesmas tarefas que o AD realiza, utilizam o mesmo padrão que se chama LDAP. E para unir duas estações de trabalho Linux e Windows, temos a opção do Samba que permiti as estações em uma única rede, compartilhem recursos entre si.  Através do Samba, o Linux  pode servir clientes Windows, tornando-se servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor de autenticação e autorização e servidor de nomes Windows. Um membro totalmente funcional de unidades de disco e impressoras, integração com grupos de trabalho e participação como cliente ou servidor em domínios Windows NT. Ele está incluso em todas as distribuições Linux comuns, e também no Mac OS X Server da Apple Hoje, com o Samba mais próximo de implementar um importante protocolo de diretórios da Microsoft, esses dois aspectos se misturam.



Conclusão

O diretorio ativo serve praticamente para autenticar usuário, obter contas de computador, obter grupos, obter grupos por usuário e obter logins dos usuários. Ele é baseado em uma implementação do LDAP e permite armazenar um volume muito maior de informações, além de facilitar o uso de diversos servidores no mesmo domínio. Essencialmente, o Active Directory oferece as mesmas funções oferecidas por um domínio NT, combinadas com novos recursos.

Sumário


Nenhum comentário:

Postar um comentário