Neste tutorial será
reforçado parte do conteúdo ministrado em aulas passadas relacionado a criação
de aplicações.
Criando aplicações
Ao
abrir a ferramenta, o Delphi cria automaticamente um formulário, como e
possível visualizar na imagem abaixo.
Figura 1 : Abrindo o Delphi.
Antes
de criar sua aplicação crie uma pasta para salvar os arquivos gerados. Feito
isso, o próximo passo é criar uma nova aplicação no Delphi, para isso acesse o
menuFile>New>Application
Figura 2 : Criando uma nova aplicação.
Feito isso o Delphi abrira
uma nova aplicação, com o primeiro formulário já criado.
Salvando
a Aplicação
Depois de criar a
nova aplicação, clique em Save Allcomo
na imagem ou no menu File>Save All
Figura
3 : Salvando uma aplicação.
Ao clicar para salvar a aplicação, abrirá uma janela para salvar a Unit, que é o código fonte do formulário, que salvamos sempre com U + o nome da Unit. Selecione na janela abaixo o caminho da pasta que foi criada para salvar a aplicação e depois clique em salvar.
Figura
4 : Salvando a Unit.
Depois de salvar a
Unit o próximo passo e salvar o Projetoda
mesma forma que salvamos a Unit.
Figura
5 : Salvando um Projeto.
Abrindo
um Projeto
Para abrir uma
aplicação existente acesse o menu File>Open
Project
Figura
6 : Abrindo Projeto.
O Delphi ira abrir
uma janela para localizar o projeto, feito isso e só clicar em Abrir.
Figura
7 : Localizando e abrindo projeto.
Eventos
Os programas
construídos em Delphi são orientados a eventos que são ações geralmente geradas
pelo usuário.
Existem eventos
associados ao formulário e a todos os componentes inseridos nele.
Veja a baixo alguns
eventos comuns ao formulário e aos componentes.
·
OnClick:
ocorre quando o usuário clica no objeto.
·
OndblClick:
ocorre quando o usuário da um duplo clique.
·
OnKeyDown:
ocorre quando o usuário presiona uma tecla enquanto o objeto tem o foco.
·
OnKeyUp:
ocorre quando o usuário solta uma tecla
enquanto o objeto tem o foco.
·
OnKeyPress:
ocorre quando o usuário da um clique em uma tecla ANSI.
·
OnMouseDown:
ocorre quando o usuário pressiona o botão do mouse.
·
OnMouseUp:
ocorre quando o usuário solta o botão do mouse.
·
OnMouseMove:
ocorre quando o usuário move o ponteiro do mouse.
Cada evento gera uma
procedure, onde você deve inserir as linhas de código que envolve este evento,
isto é as linhas de código que indicam qual ação deve ocorrer ao disparar o
evento.
Exemplo:
Evento OnClick do
btSair.
|
O evento gerou a
procedure btSairClick que quando
solicitada dispara o método Close
que fecha o formulário.
Propriedades
Propriedades são as
características do objeto (Componente). Para alterar uma propriedade do objeto
em tempo de execução utilize a seguinte sintaxe:
Algumas propriedades
que podem ser utilizadas:
·
UpperCase:
altera a fonte para caracteres maiúsculos;
·
LowerCase:
altera a fonte para caracteres maiúsculos;
·
Length:
retorna a quantidade de caracteres ate o espaço em branco;
·
Visible:
define a visibilidade do componente;
·
Enabled:
define se o objeto esta acessível ou não;
Exemplo
Alterando propriedade
text de um Edit.
Edit1.Text := ‘Bom
Dia’;
Se a propriedade
possuir subpropriedades, utilize:
Exemplo
Para modificar a
subpropriedade Name referente à propriedade Font de um Edit para ‘Script’;
Edit1.Font.name :=
‘Script’;
Métodos
São procedures ou
funções embutidas nos componentes e formulários previamente definidos pelo
Delphi.
Alguns métodos que
podem ser utilizados;
·
Show:
mostra um formulário;
·
Hide:
esconde um formulário mas não o descarrega;
·
Print:
Imprime um formulário na impressora;
·
SetFocus:
estabelece o foco para um formulário ou componente;
·
BringtoFront:
envia para frente;
·
Trim:
retira espaços em branco;
·
Close:
fecha um formulário;
·
Create:
cria um componente ou um formulário;
·
Free:
limpa um formulário ou um componente da memória;
·
Messagebox:
exibe uma caixa de mensagem padrão do Windows;
·
Terminate:
finaliza a aplicação;
Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos são os utilizados para
obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão,
podem utilizar também o operador para exponenciação.
Os símbolos para os operadores aritméticos são:
Operação
|
Símbolo
|
Adição
|
+
|
Subtração
|
-
|
Multiplicação
|
*
|
Divisão
|
/
|
Exponenciação
|
**
|
Os operadores relacionais são utilizados para
comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados
podem ser caracteres ou variáveis.
Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False). Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize os parênteses.
Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False). Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize os parênteses.
Os operadores relacionais são:
Descrição
|
Simbolo
|
Igual a
|
=
|
Diferente de
|
<> ou #
|
Maior que
|
>
|
Menor que
|
<
|
Maior ou igual a
|
>=
|
Menor ou igual a
|
<=
|
Exemplo:
Tendo duas variáveis A = 5 e B = 3
Os resultados das expressões seriam:
Expressão
|
Resultado
|
A = B
|
Falso
|
A <> B
|
Verdadeiro
|
A > B
|
Verdadeiro
|
A < B
|
Falso
|
A >= B
|
Verdadeiro
|
A <= B
|
Falso
|
Operadores Lógicos
Os operadores lógicos servem para combinar
resultados de expressões, retornando se o
resultado final é verdadeiro ou falso.
resultado final é verdadeiro ou falso.
Os operadores lógicos são:
Operador
|
Descrição
|
AND
|
E
|
OR
|
OU
|
NOT
|
NÃO
|
E / AND - Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as
condições forem verdadeiras
OR/OU - Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos
uma condição for verdadeira
NÃO/NOT - Um expressão NOT (NÃO) inverte o valor da
expressão ou condição, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.
A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis
criados pelos três operadores lógicos
(AND, OR e NOT)
(AND, OR e NOT)
1º Valor
|
Operador
|
2º Valor
|
Resultado
|
T
|
AND
|
T
|
T
|
T
|
AND
|
F
|
F
|
F
|
AND
|
T
|
F
|
F
|
AND
|
F
|
F
|
T
|
OR
|
T
|
T
|
T
|
OR
|
F
|
T
|
F
|
OR
|
T
|
T
|
F
|
OR
|
F
|
F
|
T
|
NOT
|
F
|
|
F
|
NOT
|
T
|
Exemplos:
Suponha que temos três variáveis A = 5, B = 8 e C
=1
Os resultados das expressões seriam:
Expressão
|
Resultado
|
||
A = B
|
AND
|
B > C
|
FALSO
|
A <> B
|
OR
|
B < C
|
VERDADEIRO
|
A > B
|
NOT
|
VERDADEIRO
|
|
A < B
|
AND
|
B > C
|
VERDADEIRO
|
A >= B
|
OR
|
B = C
|
FALSO
|
A <= B
|
NOT
|
FALSO
|
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