quinta-feira, 28 de junho de 2012

Criação de Aplicações


Neste tutorial será reforçado parte do conteúdo ministrado em aulas passadas relacionado a criação de aplicações.

Criando aplicações

Ao abrir a ferramenta, o Delphi cria automaticamente um formulário, como e possível visualizar na imagem abaixo.
Figura 1 : Abrindo o Delphi.

Antes de criar sua aplicação crie uma pasta para salvar os arquivos gerados. Feito isso, o próximo passo é criar uma nova aplicação no Delphi, para isso acesse o menuFile>New>Application
Figura 2 : Criando uma nova aplicação.
Feito isso o Delphi abrira uma nova aplicação, com o primeiro formulário já criado.

Salvando a Aplicação

Depois de criar a nova aplicação, clique em Save Allcomo na imagem ou no menu File>Save All
Figura 3 : Salvando uma aplicação.

Ao clicar para salvar a aplicação, abrirá uma janela para salvar a Unit, que é o código fonte do formulário, que salvamos sempre com U + o nome da Unit. Selecione na janela abaixo o caminho da pasta que foi criada para salvar a aplicação e depois clique em salvar.
Figura 4 : Salvando a Unit.

Depois de salvar a Unit o próximo passo e salvar o Projetoda mesma forma que salvamos a Unit.
Figura 5 : Salvando um Projeto.

Abrindo um Projeto

Para abrir uma aplicação existente acesse o menu File>Open Project
Figura 6 : Abrindo Projeto.

O Delphi ira abrir uma janela para localizar o projeto, feito isso e só clicar em Abrir.
Figura 7 : Localizando e abrindo projeto.

Eventos
Os programas construídos em Delphi são orientados a eventos que são ações geralmente geradas pelo usuário.
Existem eventos associados ao formulário e a todos os componentes inseridos nele.
Veja a baixo alguns eventos comuns ao formulário e aos componentes.

·         OnClick: ocorre quando o usuário clica no objeto.
·         OndblClick: ocorre quando o usuário da um duplo clique.
·         OnKeyDown: ocorre quando o usuário presiona uma tecla enquanto o objeto tem o foco.
·         OnKeyUp: ocorre quando o usuário  solta uma tecla enquanto o objeto tem o foco.  
·         OnKeyPress: ocorre quando o usuário da um clique em uma tecla ANSI.
·         OnMouseDown: ocorre quando o usuário pressiona o botão do mouse.
·         OnMouseUp: ocorre quando o usuário solta o botão do mouse.
·         OnMouseMove: ocorre quando o usuário move o ponteiro do mouse.

Cada evento gera uma procedure, onde você deve inserir as linhas de código que envolve este evento, isto é as linhas de código que indicam qual ação deve ocorrer ao disparar o evento.

Exemplo:
Evento OnClick do btSair.

procedure TForm1.btSairClick(Sender: TObject);
begin
     Close;
end;
 






O evento gerou a procedure btSairClick que quando solicitada dispara o método Close que fecha o formulário.

Propriedades

Propriedades são as características do objeto (Componente). Para alterar uma propriedade do objeto em tempo de execução utilize a seguinte sintaxe:

.;

Algumas propriedades que podem ser utilizadas:

·         UpperCase: altera a fonte para caracteres maiúsculos;
·         LowerCase: altera a fonte para caracteres maiúsculos;
·         Length: retorna a quantidade de caracteres ate o espaço em branco;
·         Visible: define a visibilidade do componente;
·         Enabled: define se o objeto esta acessível ou não;

Exemplo

Alterando propriedade text de um Edit.

Edit1.Text := ‘Bom Dia’;

Se a propriedade possuir subpropriedades, utilize:

..;

Exemplo

Para modificar a subpropriedade Name referente à propriedade Font de um Edit para ‘Script’;

Edit1.Font.name := ‘Script’;

Métodos

São procedures ou funções embutidas nos componentes e formulários previamente definidos pelo Delphi.

Alguns métodos que podem ser utilizados;
·         Show: mostra um formulário;
·         Hide: esconde um formulário mas não o descarrega;
·         Print: Imprime um formulário na impressora;
·         SetFocus: estabelece o foco para um formulário ou componente;
·         BringtoFront: envia para frente;
·         Trim: retira espaços em branco;
·         Close: fecha um formulário;
·         Create: cria um componente ou um formulário;
·         Free: limpa um formulário ou um componente da memória;
·         Messagebox: exibe uma caixa de mensagem padrão do Windows;
·         Terminate: finaliza a aplicação;
Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação.

Os símbolos para os operadores aritméticos são:
Operação
Símbolo
Adição
+
Subtração
-
Multiplicação
*
Divisão
/
Exponenciação
**
 Operadores Relacionais
Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis.
Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False). Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize os parênteses.
Os operadores relacionais são:
Descrição
Simbolo
Igual a
=
Diferente de
<> ou #
Maior que
> 
Menor que
< 
Maior ou igual a
>=
Menor ou igual a
<=
Exemplo:
Tendo duas variáveis A = 5 e B = 3
Os resultados das expressões seriam:
Expressão
Resultado
A = B
Falso
A <> B
Verdadeiro
A > B
Verdadeiro
A < B
Falso
A >= B
Verdadeiro
A <= B
Falso
Operadores Lógicos
Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o
resultado final é verdadeiro ou falso.
Os operadores lógicos são:
Operador
Descrição
AND
E
OR
OU
NOT
NÃO
E / AND - Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras
OR/OU - Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira
NÃO/NOT - Um expressão NOT (NÃO) inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.
A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis criados pelos três operadores lógicos
(AND, OR e NOT)
1º Valor
Operador
2º Valor
Resultado
T
AND
T
T
T
AND
F
F
F
AND
T
F
F
AND
F
F
T
OR
T
T
T
OR
F
T
F
OR
T
T
F
OR
F
F
T
NOT

F
F
NOT

T
Exemplos:
Suponha que temos três variáveis A = 5, B = 8 e C =1
Os resultados das expressões seriam:
Expressão
Resultado
A = B
AND
B > C
FALSO
A <> B
OR
B < C
VERDADEIRO
A > B
NOT
VERDADEIRO
A < B
AND
B > C
VERDADEIRO
A >= B
OR
B = C
FALSO
A <= B
NOT
 
FALSO

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