quinta-feira, 28 de junho de 2012

DHCP


Introdução
Por mediante deste trabalho entenderemos a instalação do DHCP através do support.microsoft disponível online. Definindo então o nosso entendimento do que é DHCP.
DHCP
Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol que seria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede, é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente. Ou seja, ele é responsável pela distribuição de IP para maquinas clientes.
Como instalar o serviço DHCP
Antes de configurar o serviço DHCP, tem de instalá-lo no servidor. O DHCP não é instalado por predefinição durante uma instalação típica do Windows Standard Server 2003 ou do Windows Enterprise Server 2003. Pode instalar o DHCP durante a instalação inicial do Windows Server 2003 ou depois de concluída a instalação inicial.
Como instalar o serviço DHCP num servidor existente
  1. Clique em Iniciar (Start), aponte para Painel de controlo (Control Panel) e clique em Adicionar ou remover programas (Add or Remove Programs).
  2. Na caixa de diálogo Adicionar ou remover programas (Add or Remove Programs), clique em Adicionar/remover componentes do Windows (Add/Remove Windows Components).
  3. No Assistente de componentes do Windows (Windows Components Wizard), clique em Serviços de funcionamento em rede (Networking Services) na lista Componentes (Components) e clique em Detalhes (Details).
  4. Na caixa de diálogo Serviços de funcionamento em rede (Networking Services), clique para seleccionar a caixa de verificação Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) e clique em OK.
  5. No Assistente de componentes do Windows (Windows Components Wizard), clique em Seguinte (Next) para iniciar o programa de configuração. Introduza o CD-ROM do Windows Server 2003 na unidade de CD-ROM ou DVD-ROM do computador, se tal lhe for solicitado. O programa de configuração copia os ficheiros de ferramentas e servidor DHCP para o computador.
  6. Depois de concluído o programa de configuração, clique em Concluir (Finish).
Como configurar o serviço DHCP
Depois de instalar e iniciar o serviço DHCP, tem de criar um âmbito, que é um intervalo de endereços IP válidos que estão disponíveis para concessão a computadores cliente DHCP na rede. A Microsoft recomenda que cada servidor DHCP existente tenha, no mínimo, um âmbito que não se sobreponha com o âmbito de qualquer outro servidor DHCP existente no mesmo ambiente. No Windows Server 2003, os servidores DHCP de um domínio baseado no Active Directory têm de ser autorizados a impedir que servidores DHCP não autorizados fiquem online. Qualquer servidor DHCP do Windows Server 2003 que determine por si próprio não estar autorizado, não efectuará a gestão de clientes.
Como criar um novo âmbito
  1. Clique em Iniciar (Start), aponte para Programas (Programs), aponte para Ferramentas administrativas (Administrative Tools) e, em seguida, clique em DHCP.
  2. Na árvore da consola, clique com o botão direito do rato no servidor DHCP em que pretende criar o novo âmbito DHCP e clique em Novo âmbito (New Scope).
  3. No Assistente de novo âmbito (New Scope Wizard), clique em Seguinte (Next) e, em seguida, escreva um nome e uma descrição para o âmbito. Pode escrever qualquer nome, mas deve ser suficientemente descritivo para que consiga identificar a finalidade do âmbito na rede (por exemplo, poderá utilizar um nome como "Endereços de clientes do edifício de administração"). Clique em Seguinte (Next).
  4. Introduza o intervalo de endereços que podem ser distribuídos como parte deste âmbito (por exemplo, utilize um intervalo de endereço IP inicial de 192.168.100.1 até um endereço final de 192.168.100.100). Uma vez que estes endereços são atribuídos a clientes, todos os endereços deverão ser válidos na rede e não poderão estar actualmente em utilização. Se pretende utilizar uma máscara de sub-rede diferente, escreva o nome da nova máscara. Clique em Seguinte (Next).
  5. Escreva quaisquer endereços IP que pretenda excluir do intervalo introduzido. Isto inclui quaisquer endereços do intervalo descrito no passo 4 que possam ter sido estaticamente atribuídos a vários computadores da organização. Normalmente, os controladores de domínio, servidores Web, servidores DHCP, servidores de sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System) e outros servidores, têm endereços IP estaticamente atribuídos. Clique em Seguinte (Next).
  6. Introduza o número de dias, horas e minutos para definir o período de expiração de um endereço IP deste âmbito. Este procedimento determina o período de tempo durante o qual um cliente pode manter um endereço distribuído sem o renovar. Clique em Seguinte (Next) e clique em Sim, quero configurar estas opções agora (Yes, I want to configure these options now) para que o assistente inclua as definições das opções mais comuns de DHCP. Clique em Seguinte (Next).
  7. Introduza o endereço IP do gateway predefinido que deverá ser utilizado pelos clientes que obtenham um endereço IP a partir deste âmbito. Clique em Adicionar (Add) para adicionar o endereço do gateway predefinido na lista e clique em Seguinte (Next).
  8. Se estiver a utilizar servidores de DNS na rede, escreva o nome de domínio da organização na caixa Domínio principal (Parent domain). Introduza o nome do servidor de DNS e clique em Resolver (Resolve) para se certificar de que o servidor DHCP consegue contactar com o servidor de DNS e determinar o respectivo endereço. Clique em Adicionar (Add) para incluir esse servidor na lista de servidores de DNS atribuídos a clientes de DHCP. Clique em Seguinte (Next) e siga os mesmos passos se estiver a utilizar um servidor WINS (Windows Internet Naming Service), adicionando o respectivo nome e endereço IP. Clique em Seguinte (Next).
  9. Clique em Sim, quero activar este âmbito agora (Yes, I want to activate this scope now), para activar o âmbito e permitir que os clientes obtenham concessões do mesmo e, em seguida, clique em Seguinte (Next).
  10. Clique em Concluir (Finish).
  11. Na árvore da consola, clique no nome do servidor e clique em Autorizar (Authorize) no menu Acção (Action).
Resolução de problemas
As secções que se seguem explicam como resolver alguns dos problemas que poderá detectar quando tentar instalar e configurar um servidor DHCP baseado no Windows Server 2003 num grupo de trabalho.
Os clientes não conseguem obter um endereço IP
Se um cliente DHCP não tiver um endereço IP configurado, normalmente, significa que o cliente não conseguiu aceder a um servidor DHCP. Esta situação pode ser causada por um problema de rede ou porque o servidor DHCP não está disponível. Se o servidor DHCP foi iniciado e outros clientes conseguiram obter endereços válidos, verifique se o cliente tem uma ligação de rede válida e se todos os dispositivos de hardware do cliente relacionados (incluindo os cabos e as placas de rede) estão a funcionar correctamente.
O servidor DHCP não está disponível
Se um servidor DHCP não fornecer endereços distribuídos a clientes, na maioria das vezes, é porque o serviço DHCP não foi iniciado. Se for este o caso, é possível que o servidor não esteja autorizado para funcionar na rede. Se anteriormente conseguiu iniciar o serviço DHCP, mas este tiver parado entretanto, utilize o Visualizador de eventos (Event Viewer) para verificar se existem quaisquer entradas no registo de sistema que expliquem porque não conseguiu iniciar o serviço DHCP.

Para reiniciar o serviço DHCP:
  1. Clique em Iniciar (Start) e clique em Executar (Run).
  2. Escreva cmd e prima ENTER.
  3. Escreva net start dhcpserver e prima ENTER.
- ou -
  1. Clique em Iniciar (Start), aponte para Painel de controlo (Control Panel), aponte para Ferramentas administrativas (Administrative Tools) e clique em Gestão de computadores (Computer Management).
  2. Expanda Serviços e aplicações (Services and Applications) e clique em Serviços (Services).
  3. Localize e faça duplo clique em Servidor DHCP (DHCP Server).
  4. Verifique se Arranque (Startup) está definido como Automático (Automatic) e se Estado do serviço (Service Status) está definido como Iniciado (Started). Se não estiver, clique em Iniciar (Start).
  5. Clique em OK e, em seguida, feche a janela Gestão de computadores (Computer Management).
Conclusão
A automatização da forma das maquinas ligada a uma rede IP pode ser plantada utilizando o DHCP. Aqui, como em qualquer outro processo de automação, é preciso que a configuração desse serviço seja feita de forma apropriada à rede em questão, e que não leve a comprometer seu funcionamento e sua segurança. Conhecendo-se o DHCP, seus recursos e suas falhas, assim como os recursos do servidor utilizado, podem-se utilizá-lo como um aliado na administração de uma rede.
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário