quinta-feira, 28 de junho de 2012

Backup


Introdução
Backup é um termo que se refere à cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo maior segurança em caso de problema com os dados originais. Todo backup tem um único propósito: recuperar os dados originais.
O recurso Backup do Windows Server no Windows Server® 2008 oferece uma solução básica de backup e recuperação para o servidor em que está instalado. Você também pode usar esse recurso para gerenciar backups em servidores remotos. Esta versão do Backup apresenta a nova tecnologia de backup e recuperação e substitui o recurso de backup anterior que estava disponível nas versões anteriores do sistema operacional Windows.
O que o Backup faz?
O Backup é uma solução completa para as suas necessidades diárias de backup e recuperação. Você pode usá-lo para proteger todo o servidor de maneira eficiente e confiável, sem precisar considerar os detalhes da tecnologia de backup e recuperação. Assistentes fáceis de usar orientam o usuário na configuração de um agendamento de backup automático, criando backups manuais se necessário e recuperando itens ou volumes inteiros. Você pode usar o Backup para fazer backup de um servidor inteiro ou de volumes selecionados. E, no caso de desastres como falhas no disco rígido, você pode realizar uma recuperação do sistema, que irá restaurar todo o sistema no novo disco rígido, usando um backup de servidor completo e o Ambiente de Recuperação do Windows.
Quem estaria interessado neste recurso?
O Backup deve ser usado por qualquer pessoa que precise de uma solução de backup fácil de implantar e de usar — de proprietários de pequenas empresas a administradores de TI de grandes corporações — e está disponível gratuitamente. Entretanto, seu design simples torna-o especialmente adequado para pequenas organizações ou indivíduos que não sejam profissionais de TI.
Há considerações especiais?
Você deve ser membro dos grupos Administradores ou Operadores de Backup para usar o Backup.
No Windows Server 2008, o firewall foi habilitado por padrão. Se estiver gerenciando os backups de outro computador usando o snap-in Console de Gerenciamento Microsoft (MMC) do Backup do Windows Server, você poderá ser afetado. Quando trabalha no computador local, você não é afetado.
Além disso, se você for um usuário atual do Backup do Windows (Ntbackup.exe) e pretende mudar para o novo Backup do Windows Server, poderá ser afetado pelos seguintes problemas e alterações:
  • As configurações de backup não serão atualizadas quando você atualizar para o Windows Server 2008. Você precisará redefinir as configurações.
  • Será necessário um disco separado, dedicado para execução de backups agendados.
  • Não é mais possível fazer backup em fita.
  • Não é possível recuperar backups que tenham sido criados com o Ntbackup.exe usando o Backup do Windows Server. No entanto, há uma versão de Ntbackup.exe disponível como download para os usuários do Windows Server 2008 que desejam recuperar dados de backups criados com NTBackup. A versão para download de Ntbackup.exe só deve ser usada para recuperar backups herdados e não para criar novos backups no Windows Server 2008.
Que nova funcionalidade é oferecida pelo Backup?
O Backup do Windows Server inclui as seguintes melhorias:
  • Tecnologia de backup nova e mais rápida. O Backup usa o Serviço de Cópias de Sombra de Volume (VSS) e a tecnologia de backup de nível de bloco para fazer o backup e a recuperação do sistema operacional, de arquivos e pastas e de volumes com eficiência. Depois que o primeiro backup completo for criado, o Backup poderá ser configurado para executar backups incrementais automaticamente salvando apenas os dados alterados desde o último backup. Mesmo que você opte por sempre realizar backups completos, o backup irá demorar menos tempo do que nas versões anteriores do Windows.
  • Restauração simplificada. Você pode restaurar itens escolhendo um backup a ser recuperado e, depois, selecionando itens específicos para restauração. Você pode recuperar arquivos específicos de uma pasta ou todo o conteúdo de uma pasta. Anteriormente, era necessário restaurar manualmente de vários backups se o item tivesse sido armazenado em um backup incremental. Agora, basta escolher a data em que foi criado o backup da versão do item que você deseja restaurar.
  • Recuperação simplificada do sistema operacional. O Backup funciona com as novas ferramentas de recuperação do Windows para facilitar a recuperação do sistema operacional. É possível recuperar no mesmo servidor ou, se houver falha no hardware, em um novo servidor que não tenha sistema operacional.
  • Capacidade para recuperar aplicativos. O Backup usa a funcionalidade VSS incluída em aplicativos como o Microsoft SQL Server® para proteger dados do aplicativo.
  • Agendamento aprimorado.O Backup agora inclui um assistente que orienta o usuário no processo de criação de backups diários. Os volumes do sistema são incluídos automaticamente em todos os backups agendados para que você esteja sempre protegido contra desastres.
  • Fácil remoção de backups off-site para proteção contra desastres. Você pode executar backups em vários discos em um esquema de revezamento para facilitar a movimentação de discos off-site. Basta adicionar cada disco como um local de backup agendado e, se o primeiro disco for retirado do local, o Backup irá executar backups automaticamente no próximo disco do esquema de revezamento.
  • Administração remota. O Backup agora usa um snap-in do MMC para proporcionar uma experiência familiar e consistente de gerenciamento de backups. Depois de instalar o snap-in Backup, você pode acessar essa ferramenta através do Gerenciador de Servidores ou adicionando o snap-in a um console novo ou existente do MMC. Então, você poderá usar o Backup para gerenciar backups em outros servidores clicando em Ação e em Conectar a Outro Computador.
  • Gerenciamento automático de utilização de disco. Depois que você configurar um disco para backup agendado, o Backup gerenciará o uso do disco automaticamente; você não precisa se preocupar com a falta de espaço em disco após backups repetidos. O Backup reutilizará o espaço de backups antigos automaticamente quando criar backups mais novos. O snap-in Backup exibe os backups disponíveis e informações sobre uso do disco, o que pode ajudar você a planejar o provisionamento de armazenamento adicional para atender aos objetivos de tempo de recuperação.
  • Suporte abrangente à linha de comando. Agora o Backup vem com amplos suporte e documentação de linha de comando para que você possa executar quase todas as mesmas tarefas que podem ser realizadas usando o snap-in Backup. Também é possível automatizar as atividades de backup através de scripts.
  • Suporte para mídia de DVD. Você pode fazer backup manual de volumes diretamente em DVD. Isso pode ser uma solução fácil se você deseja criar backups off-site como e quando necessário. O Backup também mantém suporte para fazer backup manual em pastas e discos rígidos compartilhados. Os backups agendados são armazenados em discos rígidos.
A nova ferramenta Backup não usa dispositivos de armazenamento em fita (há suporte para uso de discos externos e internos, DVDs e pastas compartilhadas). No entanto, o suporte a drivers de fita ainda está incluído no Windows Server 2008.
O Backup está disponível em todas as edições do Windows Server 2008?
O Backup está disponível em todas as edições do Windows Server 2008. Todavia, a interface de usuário do Backup do Windows Server não está disponível em uma instalação Núcleo do Servidor do Windows Server 2008. Para executar backups de computadores com uma instalação Núcleo do Servidor, é necessário usar a linha de comando ou gerenciar backups remotamente de outro computador.
Ele se comporta de forma diferente em algumas edições?
O comportamento do Backup é o mesmo em todas as edições do Windows Server 2008.
Ele está disponível nas versões de 32 bits e de 64 bits?
O Backup está disponível nas versões de 32 bits e de 64 bits do Windows Server 2008.
Conclusão
É um mal necessário, pois dá trabalho fazer, leva tempo, pára todo o funcionamento do computador, mas quando precisamos dele e não o temos… um desastre.
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário