sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fundamentos Java


Fundamentos Java


Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems em 1995. É a tecnologia que capacita muitos programas da mais alta qualidade, como utilitários, jogos e aplicativos corporativos, entre muitos outros.

Estrutura do código em Java

Código fonte (código-fonte, ou até source code em inglês) é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes, de maneira lógica. Existem linguagens que são compiladas e as que são interpretadas. As linguagens compiladas, após ser compilado o código fonte, transformam-se em software, ou seja, programas executáveis. Este conjunto de palavras que formam linhas de comandos deverá estar dentro da padronização da linguagem escolhida, obedecendo critérios de execução. Um arquivo de código-fonte (com extensão .Java) contém uma definição de classe. A classe representa uma parte do seu programa, embora um aplicativo pequeno possa precisar apenas de uma classe.

 

Classe


Um arquivo de código-fonte (com extensão .Java) contém uma definição de classe. A classe representa uma parte do seu programa, embora um aplicativo pequeno possa precisar apenas de uma classe. A classe deve ficar dentro de um par de chaves. A classe serve para criar um Objeto. Uma classe é um conjunto de atributos em comum.

public classnomedaclasse{

}


Método


Em uma aplicação java, o inicio do programa está sempre em um método: Main
Dentro das chaves de um método, escreva as instruções como ele deve ser executado. O código do método é basicamente um conjunto de instruções, pode-se considerar o método como se fosse uma função ou um procedimento.

public classnomedaclasse{
public voidnomedométodo( ){

}
}

Objeto


É a junção de uma classe com um método, um objeto é uma instância de uma classe, ou seja, uma variável que você criou do tipo da classe,possuindo todas as suas características, mas não necessariamente os mesmos valores.


Atributos


Atributo de um objeto nada mais é do que os valores atribuidos as caracteristicas referentes a ele.
e.g:public classaluno{

stringnome;
stringserie;
stringescola;

}
Todo aluno possui um nome, a serie que ele se encontra e uma escola, mesmo não sendo a mesma pessoa.

VariáveisLocais


Em Java nós temos 8 tipos primitivos, dentre as quais 6 são usados para armazenarvariados tamanhos e formatos numéricos, um para armazenar true ou false outro para armazenar um simples caractere.
 
Para variáveis numéricas temos as variáveis:

byte – short – int – long –double – float

e.g: int num = 10;

A variável char armazena somente 1 caracter e este deve estar entre aspas simples

e.g: char letra = ’x’;

A variável boolean pode ser utilizada pra definir se é verdadeiro ou falso somente
e.g: boolean  i = false;

Existe outro tipo muito utilizado que é a variável para texto chamada string que pode ser considerado como um Objeto não entrando em variávei primitiva. Sendo declarada da mesma forma que o char mas utilizando aspas duplas e podendo receber mais de um caracter.

e.g: string nome = “Leonardo”;



Declaração

A declaração e uso do parâmetro se fazem exatamente da mesma forma das variáveisprimitivas e de referência. Afinal de contas, o argumento passado ao método é umavariável, porém uma variável local, que só é utilizada enquanto o método está em execução.Podemos dizer que parâmetro é o que está definido na declaração do método, e oargumento é o valor que é passado na chamada do método.

e.g:         public voidaluno(stringnome ){
system.out.print(nome)
}

Inicialização


Instanciação de objetos


É uma forma de “chamar” objetos no programa. O objeto é transformado em uma variável contendo todos os seus atributos

e.g: aluno a = new aluno();
a.nome;
a.escola;

Você pode utilizar todos as variáveis pertencente a classe aluno

Encapsulamento


O encapsulamento protege o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados. Esta proteção consiste em se usar modificadores de acesso mais restritivos sobre os atributos definidos na classe. Depois devem ser criados métodos para manipular de forma indireta os atributos da classe.

Métodos get e set


Getters e setters são métodos públicos que servem para, respectivamente, obter e ajustar os valores de um determinado atributo privado.
get - pega um valor contido em uma determinada variável.
set - seta valor em uma determinada variável.
e.g:         private intatributo;

publicintgetAtributo() {
returnatributo;
}

public void setAtributo(int atributo) {
this.atributo = atributo;
}

Modificadores(public, protected, package, private)


·         Public: declaracao public(+): se os metodos e atributos sao declarados com visibilidade publica vc estah dizendo q os mesmos sao acessados e alterados de qualquer lugar do seu projeto.
·         Protected: declaracao protected(#): significa q os metodos e os atributos soh podem ser acessados e alterados pelas classes q herdam suas caracteristicas, ou seja, generalização ou herança.
·         Package: declaracao package ou default(~): Está dizendo q os metodos e atributos podem ser alterados ou acessados por qualquer classe q estah dentro de um pacote
·         Private: declaracao private(-): quer dizer q metodos e atributos soh podem ser alterados pela propia classe, e podem serem acessados pelos metodos encapsuladores(gets e sets da vida).

Uso de vetores

Um vetor é uma estrutura de dados formada por um conjunto de dados ou outros elementos de um mesmo tipo ou uma mesma estrutura.Para declarar um vetor devemos especificar a classe ou o tipo de dado que será armazenado nele. simplesmente abrindo e fechando ( ). agora só nescessitamos criar o vetor instanciando ele da mesma forma que o objeto.
e.g: vector vec = new vector( );
       vec.add(aluno);


Referência






Nenhum comentário:

Postar um comentário