quinta-feira, 28 de junho de 2012

Plano de Negócios


Plano de Negócios – Backcountry Store

1.    Sumário Executivo
Este Plano de Negócio é um documento que mostra a viabilidade do Comércio Varejista de Vestuário em uma cidade que é pólo comercial, como Londrina.
As análises são feitas por estudos recentes do mercado. “A perspectiva para 2011 e 2012 é de crescimento no volume de crédito concedido à pessoa física, a taxas em torno de 8,3% e 7,6%, respectivamente. O volume de vendas também deve seguir em expansão. A perspectiva para o comércio varejista é de aumento próximo a 8,7% em 2011 e 6,5% em 2012. Já a receita nominal deve aumentar 12,4% e 8,5%, respectivamente.” [1] “Comércio varejista cresce 7,3% no primeiro semestre de 2011. Após ano de recordes, as vendas no comércio nos seis primeiros meses de 2011 cresceram 7,3% em comparação ao mesmo período de 2010. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as atividades do comércio tiveram expansão” [2]
Também foi feita análises de risco e o que pode sofrer de “crise” neste segmento de mercado, e com isso, como se antecipar e se comportar em tal estado. Mostra também como é viável esse comércio e como progredir diante de tantos concorrentes com inovação no modelo de roupas e mantendo um prestigio no que oferece e que o marketing é de grande ajuda para atrair mais clientes quando a sua empresa é nascente no mercado.
2.    Objetivos
2.1 Objetivos Gerais
Entendendo nossa estrutura interna, e vendo toda parte de treinamentos pessoal proporcionado a nossos colaboradores em instituições na área de vendas e relacionamento interpessoal, como também pro atividade, temos um cenário interno propicio a crescimento. Analisando o mercado, a nossa localização nos proporciona um publico alvo excelente e crescente.
Todavia, vemos sempre a necessidade de desenvolvimento, tanto cenário interno e externo é envolvido por pessoas que tem necessidades especificas todos os dias, levando muitas vezes o próprio colaborador a não tem um excelente atendimento, ou o cliente não sentir um lugar seguro para seu investimento.
Como já entendemos, “A produção de confecções de qualidade em escala industrial e a comercialização em grandes centros já é marca registrada do setor vestuário de Londrina e região. O investimento em diferenciação de produtos, novas idéias e conceitos de moda é uma solução inteligente, que torna essas empresas ainda mais competitivas.” [3]
O mercado de Londrina é crescente e viável a grandes investimentos, com um publico alvo universitário que esta envolvida em segmento Country, buscamos através deste publico, um grande desenvolvimento do nosso negocio em si. Porem vemos, que sua ascensão é composta no período da Exposição Agropecuária de Londrina.
Temos então por objetivo geral, conquistar e fidelizar este publico, através de um ótimo atendimento e muitas oportunidades de consumo a ele, em um ambiente agradável.
2.2 Objetivos Específicos
A um histórico rico em concorrência em volto a este publico, empresas que disponibilizam um sites próprios sobre esta moda em Londrina, presos variáveis, lojas em lugares estratégicos, produtos com alta qualidade e muito mais diversidades neste assunto. Tudo isto motiva a nossa empresa, sabemos então que temos uma clientela em ascensão e queremos investir nela e entendemos que este lucro virá com qualidade e tempo de mercado.
Com mercado atual, teremos fornecedores da nossa região e fora dela, como Cianorte Paraná e Brás São Paulo, sempre no ato de fazer a compra, serão feitas buscas entre nossos fornecedores, para uma contra proposta viabilizando do preço e com qualidade de produtos. Nossos fornecedores terão a capacidade de venda favorável a nossa situação de constante busca e ascensão diária. Através de parceria do SEBRAE, estaremos sempre consultando sobre a APLs de confecções de Londrina.
Para entender realmente nosso publico alvo, Inicialmente, através da preparação e posterior aplicação de exame empírica, através da aplicação de um questionário geral e outro específico, com intuito de abordar temas relativos às preferências do nosso público, após, gostaríamos de fazer uma consultoria com SEBRAE, na Couromoda.com entre outros, para ter soluções completas sobre marketing, aprofundar em novidades de feira 2012.
Construindo nossa futura marca, para fazer diferenciação do valor do negócio, utilizaremos de instrumentos bem simples, tendo diferencial no atendimento através de treinamentos dos nossos colaboradores, tendo um software para facilitar e inovar nossa estrutura. Nossos atendentes serão jovens, devidamente vestidos com o estilo de roupa que reforça a identificação da marca, oferecendo competência ao uso da marca junto à clientela analisada, que adiciona a outro dois valores: o design e a qualidade.
Nossa missão é ter referência, conhecimento e desejo, para continuar a desenvolver no mercado. A loja buscará várias marcas, não se prendendo a representação de uma representante, a recepção será realizado de acordo com o perfil de cada um sendo que assim ter-se-á um atendimento personalizado. O espaço apesar de ser pequeno terá uma ótima disposição dos móveis, tendo assim o layout como um dos pontos fortes da loja. A qualidade do produto será atributo determinante para a seleção e mantimento de fornecedores.
Nossa principal franqueza é o fato de a nossa loja ser nova no mercado, então nossa marca terá de ser desenvolvida, isto pode arrecadar mais de dois anos. A central ameaça são os concorrentes. Há no setor marcas consagradas e possíveis aberturas de outras lojas, no mesmo setor, que possam a vir concorrer abertamente com a loja.

3.    O Negócio
3.1 Resumo com: Estrutura Organizacional
A Backcountry Store atua no setor de Vestuário no segmento comercial varejista. A constituição é de uma Sociedade Limitada, tendo 2 sócios fundadores.  A empresa possui um escritório, onde fica a sede administrativa ou matriz e uma loja, ambas situadas na cidade de Londrina, mais precisamente no centro da cidade, próximo ao Terminal Central Urbano.
Na sede trabalharão os sócios, um financeiro e um auxiliar. Já na loja, o organograma será composto inicialmente por 1 gerente e 3 vendedores, conforme imagem abaixo.
 











3.2 Identidade Organizacional

·         Missão
Fornecer produtos com qualidade e prestigio, para superar as expectativas do cliente, oferecendo um status diferenciado.

·         Visão
Ser a melhor empresa de vestuário da região, e com o objetivo de buscar conceituação nacional.

·         Valores
o   Simplicidade no atendimento.
o   Austeridade em cumprir as necessidades tanto do cliente quanto da empresa (objetivos, metas, gastos).
o   Espírito Empreendedor.
o   Qualidade e excelência nos produtos e serviços. Valorização do ser humano.
o   Ética e Comprometimento com os serviços prestados aos nossos clientes, em fornecer produtos de qualidade e conforto que agregam um status para os mesmos.
o   Melhoria contínua, para que possamos cada dia mais estar conquistando o nosso público alvo.
o   Inovação.

4.    Análise Mercadológica
4.1 Mercado do Vestuário
A cidade de Londrina é um pólo referencial para comercio, e o setor vestuário tem crescido e muito nesses últimos tempos, aos consumidores são cada vez mais exigentes e com condições melhores de vida pelos reajustes de salário nos últimos anos, e a tendência é aumentar, porque quanto mais se ganha maior é o desejo de consumo das pessoas, e isso é bom para o comércio e o segredo no ramo de vestuário é sempre inovar conforme o consumidor pede. Com uma classe media crescente em Londrina, vemos ótima oportunidade de investimento na área.
No ano de 2010 em meados de novembro o comércio de vestuário aumentou 1,9% e neste fim de ano de 2011 estima-se crescer de 6% a 7% (IBGE). A tendência para o mercado de vestuário é sempre aumentar, pois vestir-se bem, com roupas inovadoras que lhe agrada e tem segmento da moda é o que todo consumidor quer.
Portanto, esse ramo é promissor, porém competitivo, e deve-se sempre inovar e ter um bom diferencial em todos os quesitos e assim construir uma empresa grande que gere muitos lucros.

4.2 Concorrentes
Temos como principais concorrentes diretos lojas da cidade de Londrina, que atuam no segmento de moda jovem, buscando integrar conceito de marca com preços atraentes. Dentre eles estão:
Pura Mania: Localizada no Centro de Londrina e no Shopping Catuái.
Audithorium: Localizada no Centro de Londrina, e no Shopping Catuaí.
Ant Virus: Localizada no Centro de Londrina.
Hering: Localizada no Shopping Royal Plaza e no Shopping Catuaí.
Riachuello: Localizada no Centro de Londrina e Shopping Catuaí.
C&A: Localizada no Centro de Londrina, Shopping Catuaí.
Marisa: Localizada no Centro de Londrina, Shopping Catuaí.

4.3 Análise SWOT
No ambiente interno, é possível termos um retrato da empresa. Como pontos fortes podemos destacar:
o   Estilo interno desenvolvido especialmente para a loja, com um layout inovador.
o   Facilidade em adquirir o produto sem precisar ficar procurando onde esta a sessão da roupa que lhe agrada.
o   Excelência no atendimento com um treinamento diferenciado para os nossos funcionários para que o cliente se sinta bem ao ser atendido.
o   Obter um produto que busca agradar o nosso público-alvo.
o   Interatividade em provar um produto com provadores grandes e com assentos e cabides, iluminação adequada.
o   Investir uma parte do lucro em um bom plano de marketing para trazer mais clientes e assim criar um conceito para a marca.
Como pontos a serem desenvolvidos, que podem atrapalhar o sucesso no nosso negócio, temos:
o   Uma marca nova, ainda não conceituada no mercado.
o   A dificuldade nas formas de pagamento, como uma empresa nova não há condições de fazer um crediário ou um mega desconto, sendo que nas outras empresas já há esse tipo de vantagem.
o   Dificuldade em fechar um contrato com um bom fornecedor, para que possamos comprar mais barato e assim poder obter mais lucro e investir na empresa.
Já no ambiente externo, podemos ter uma visão do mercado no qual a empresa está inserida, bem como acompanhar as movimentações dos concorrentes e do nosso público-alvo. Como oportunidades temos:
o   O grande número de jovens, principalmente universitários que residem ou passeiam na cidade de Londrina.
o   A cidade de Londrina é um pólo referencial de comércio para toda região.
o   Devido à quantidade e variedade de fornecedores, temos maior poder de barganha para buscar qualidade e preço.
As ameaças são:
o   Facilidade de pagamento nos concorrentes pelo fato se serem lojas já conceituada no mercado
o   Muita concorrência pela facilidade em abrir o seu negócio e com pouca variedade de produto no mercado.
o   Com a alta da moeda e com o aumento de impostos a crise financeira é um fator de ameaça.
o   Alto custo da matéria prima.

4.4 Diferenciais Competitivos
Nossa estratégia de mercado se baseia em ter um ótimo atendimento ao cliente criando um vinculo com ele. Ter um ótimo poder de barganha com o fornecedor com isso trazendo preços competitivos e produtos de alto nível, e um forte marketing para atrair diversas clientes.

5.    Plano de Marketing
5.1 Concepção da Marca
A marca Backcountry Store cria um status totalmente voltado para o pessoal jovem da cidade que gosta de ir para bares, boates e festas, oferecendo lhes design moderno com um estilo simples do country que visa manter as raízes da cultura da cidade.

5.2 Descrição do Produto
Camisa pólo masculino e feminina, camiseta xadrez e quadriculada de gola e botões masculino e feminina, calça jeans masculino e feminina, shorts jeans masculino e feminina, camiseta regata masculino e feminina, camiseta de algodão masculino e feminina, saias de algodão e jeans curtas e longas, calçados masculino e feminina, sandálias masculino e feminina, cintos masculino e feminina, chapeis e bonés masculino e feminina, jaquetas de couro ou jeans masculino e feminina.
A troca de coleção será feita por estação do ano, sempre olhando as tendências em outros países, cidades, e com isso modernizar o estilo sem perder a simplicidade da “roupa do campo”.
Fazer parceria com estilista para saber o que se deve mudar e o que será mantido.

5.3 Definição do Público-alvo
O nosso público alvo é composto pelo sexo masculino e feminino, jovens a partir de 17 anos até 30 anos podendo ter variáveis, como fim de semana com estilo, mas com a elegância da cultura interior, sem sair da moda, e até mesmo para as pessoas que apenas se vestem para ir ao trabalho com a sua calça jeans e a sua camiseta xadrez, o publico alvo é o tipo de pessoa que gosta de se vestir bem em qualquer ocasião com a simplicidade em designer moderno.

5.4 Posicionamento da Marca
A marca Backcountry Store é uma marca nascente no mercado, e com isso venderemos produtos com valor agregado dentro dos padrões do nosso publico alvo, para que a empresa tenha um bom capital e com isso investir em melhorias na empresa.

5.5 Distribuição
A loja se encontra NO Shopping Royal Plaza Shopping está situado no centro da cidade. Pólo de uma região que congrega cerca de 2 milhões de habitantes. Hoje, são mais de 130 lojas que compõem um mix completo em um ambiente de vendas confortável onde o cliente se sente à vontade para realizar suas compras além de desfrutar de uma ampla praça de alimentação diversificada e aconchegante. Neste ano de 2011 o Shopping inaugurou seu complexo de cinemas que conta com 5 salas de ultima geração em formato Stadium e 3D com 900 lugares.





5.6 Preço
Item
Custo da Mercadoria
Preço de Venda
% Lucro
1
Calça Jeans Feminina
 R$              45,00
 R$                88,00
3%
2
Calça Jeans Masculina
 R$              50,00
 R$                95,00
3%
3
Saia Jeans
 R$              25,00
 R$                49,00
3%
4
Saia Algodão
 R$              20,00
 R$                40,00
5%
5
Bermuda Masculina
 R$              20,00
 R$                43,00
3%
6
Shorts Jeans Masculino
 R$              35,00
 R$                65,00
3%
7
Shorts Jeans Feminino
 R$              20,00
 R$                40,00
5%
8
Camisa Feminina
 R$              15,00
 R$                35,00
3%
9
Camiseta Masculina
 R$              20,00
 R$                45,00
3%
10
Camiseta Pólo Masculina
 R$              25,00
 R$                60,00
3%
11
Camiseta Pólo Feminina
 R$              20,00
 R$                38,00
3%
12
Regata Feminina
 R$              10,00
 R$                19,90
2%
13
Regata Masculina
 R$              10,00
 R$                19,90
2%
14
Jaquetas Jeans
 R$              40,00
 R$                78,00
3%
15
Jaquetas Couro
 R$              60,00
 R$              117,00
3%
16
Sandálias
 R$              15,00
 R$                30,00
4%
17
Calçados
 R$              50,00
 R$              100,00
5%
18
Cintos
 R$              15,00
 R$                30,00
5%
19
Chapeis
 R$              30,00
 R$                65,00
8%
20
Bonés
 R$              20,00
 R$                40,00
5%









TABELA DE PREÇOS




Item
Custo da Mercadoria
Preço de Venda
% Lucro


1
Calça Jeans Feminina
 R$             25,00
 R$                50,00
3%


2
Calça Jeans Masculina
 R$             30,00
 R$                55,00
3%


3
Saia Jeans
 R$             20,00
 R$                37,00
3%


4
Saia Algodão
 R$             15,00
 R$                30,00
5%


5
Bermuda Masculina
 R$             20,00
 R$                40,00
3%


6
Shorts Jeans Masculino
 R$             25,00
 R$                50,00
3%


7
Shorts Jeans Feminino
 R$             15,00
 R$                30,00
6%


8
Camisa Feminina
 R$             15,00
 R$                28,00
3%


9
Camiseta Masculina
 R$             20,00
 R$                40,00
3%


10
Camiseta Pólo Masculina
 R$             25,00
 R$                60,00
3%


11
Camiseta Pólo Feminina
 R$             20,00
 R$                57,00
3%


12
Regata Feminina
 R$             10,00
 R$                19,90
3%


13
Regata Masculina
 R$             10,00
 R$                19,90
3%


14
Jaquetas Jeans
 R$             40,00
 R$                80,00
5%


15
Jaquetas Couro
 R$             60,00
 R$              115,00
5%


16
Sandálias
 R$               8,00
 R$                20,00
4%


17
Calçados
 R$             45,00
 R$              100,00
5%


18
Cintos
 R$             10,00
 R$                30,00
5%


19
Chapéis
 R$             30,00
 R$                65,00
8%


20
Bonés
 R$             15,00
 R$                40,00
5%










5.7 Promoção (CRM)
Daremos treinamentos para os nossos funcionários para termos um diferencial da concorrência para atrair clientes e assim fideliza-los pelo excelente atendimento, e com o marketing faremos uma boa divulgação do nosso produto e do status que ele passa para a pessoa que o usa, e teremos um software para cadastro de clientes, produtos, fornecedores, balanceamento e fluxo de caixa, para ter uma melhor gestão da empresa e de como esta fluindo o negocio, se é lucrativo ou não.

6.    Plano Financeiro
6.1 Planilha de Investimento Inicial






INVESTIMENTO INICIAL




1
MÓVEIS  E UTENSÍLIOS
 R$                     18.100,00


Balcão de Caixa 1 unidade
 R$           3.000,00


Prateleiras 6 unidades (cada 1.000,00)
 R$           6.000,00


Cabides 500 unidades (cada 5,00)
 R$           2.500,00


Pufs 12 unidades (cada 50,00)
 R$              600,00


Manequins 6 unidades (cada 500,00)
 R$           3.000,00


Penduradores 24 unidades (cada 50,00)
 R$           1.200,00


Banquetas 12 unidades (cada 150,00)
 R$           1.800,00


2
INFRAESTRUTURA / REFORMAS
 R$                     27.500,00


Aluguel adiantado (2 meses)
 R$           6.000,00


Gesso
 R$           3.000,00


Elétrica
 R$           3.000,00


Serralheria



Marcenaria



Pintura
 R$           5.000,00


Piso
 R$           2.500,00


Fachada
 R$           3.000,00


Vidraçaria
 R$           5.000,00


3
EQUIPAMENTOS
 R$                     21.900,00


Computador 10 unidades (cada 1.500,00)
 R$          15.000,00


Ar Condicionado 2 unidades (cada 1.500,00)
 R$           3.000,00


Impressora 2 unidades (cada 300,00)
 R$              600,00


Cafeteira 1 unidade
 R$              300,00


Microondas



Gaveta para Caixa



Telefone sem fio 2 unidades (cada 100,00)
 R$              200,00


Passadeira a vapor



Câmeras de Segurança 8 unidades
 R$           2.800,00


4
MERCADORIAS
 R$                     27.000,00


Estoque Inicial
 R$          20.000,00


Embalagens
 R$           7.000,00


5
OUTROS
 R$                       3.000,00


Site
 R$           3.000,00


Panfletos



Software



6
TOTAL DO INVESTIMENTO
 R$                     94.500,00











6.2 Planilha de Gastos Mensais







CUSTOS MÃO DE OBRA




Mão-de-obra
 Salário Mensal
Quantidade
Custo Mensal


FIXA





Pro-labore
 R$           600,00
2
 R$         1.200,00


Gerência
 R$         1.300,00
1
 R$         1.300,00


Vendedor
 R$           650,00
4
 R$         2.600,00


Total da MO Fixa


 R$                   5.100,00




VARIÁVEL





Gerência
2%

 R$         1.000,00


Vendedores
3,5%

 R$         1.750,00


Total da MO Variável


 R$                   2.750,00




ENCARGOS SOCIAIS





S/MO Fixa
48%

 R$         2.448,00


S/MO Variável
48%

 R$         1.320,00


Total de Encargos


 R$                   3.768,00




MO Total


 R$                   7.850,00




TOTAL GERAL


 R$                 11.618,00











6.3 Análise de Viabilidade do Negócio
O comércio de vestuário em Londrina é algo viável, pois com toda a concorrência você deve ter um segmento no ramo, e ter um bom diferencial, como atendimento personalizado, um bom plano de negócios, um bom plano de marketing, e sempre inovar para ter “exclusividade” com a marca da empresa.

7.    Conclusão
Fazer este Planejamento de Negócio mostra o quanto é importante se preparar para o mercado, e até mesmo como se comportar diante das oportunidades e ameaças, pois tem vários setores no comércio que são viáveis, basta saber em que segmento esta em alta e como investir.
Desse jeito com constatações das análises de marketing, estudos do comércio e dos competidores, entende-se que, apesar da elevada concorrência, o empreendimento elemento do presente trabalho, tem potencial para concorrer com os demais empreendimentos. Na ocasião da efetivação do presente plano de negócio, a maioria dos estudos, pesquisas e projeções envolvidos no projeto, comprovam a viabilidade da abertura da loja de roupas Backcountry Store.
Ponderando o fato de o comércio varejista apresentar uma grande concorrência e ter uma constante ameaça de novos entrantes e de chegada de concorrentes potenciais à praça da empresa, aconselha-se que antes da abertura de qualquer empresa nesta área, todos os estudos referentes ao mercado sejam atualizados.
Para um melhor desenvolvimento, ao plano de negócio, sugere-se que também sejam desempenhadas análises focadas em roupas masculinas e femininas ou com localizações em outros pontos da cidade, como os outros Shoppings e o centro da cidade.



 1 GONÇALVE, Juliana. Inovação é essencial para setor vestuário Disponível em: Acesso em: 27 Novembro 2011

[2] LAFIS, Consultoria. Noticias. Disponível em: <http://www.varejista.com.br/noticias/888/vendas-do-varejo-devem-crescer-74-em-volume-neste-ano-diz-lafis>  Acesso em: 27 Novembro 2011
[3] SEBRAE. Cenário e Tendência. Disponível em:< http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/o-setor/cenario-e-tendencia> Acesso em: 27 Novembro 2011

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