Plano de Negócios – Backcountry Store
1.
Sumário
Executivo
Este
Plano de Negócio é um documento que mostra a viabilidade do Comércio Varejista
de Vestuário em uma cidade que é pólo comercial, como Londrina.
As
análises são feitas por estudos recentes do mercado. “A perspectiva para 2011 e
2012 é de crescimento no volume de crédito concedido à pessoa física, a taxas
em torno de 8,3% e 7,6%, respectivamente. O volume de vendas também deve seguir
em expansão. A perspectiva para o comércio varejista é de aumento próximo a
8,7% em 2011 e 6,5% em 2012. Já a receita nominal deve aumentar 12,4% e 8,5%,
respectivamente.” [1]
“Comércio varejista cresce 7,3% no primeiro semestre de 2011. Após ano de
recordes, as vendas no comércio nos seis primeiros meses de 2011 cresceram 7,3%
em comparação ao mesmo período de 2010. De acordo com o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), todas as atividades do comércio tiveram
expansão” [2]
Também
foi feita análises de risco e o que pode sofrer de “crise” neste segmento de
mercado, e com isso, como se antecipar e se comportar em tal estado. Mostra
também como é viável esse comércio e como progredir diante de tantos
concorrentes com inovação no modelo de roupas e mantendo um prestigio no que
oferece e que o marketing é de grande ajuda para atrair mais clientes quando a
sua empresa é nascente no mercado.
2.
Objetivos
2.1 Objetivos
Gerais
Entendendo
nossa estrutura interna, e vendo toda parte de treinamentos pessoal
proporcionado a nossos colaboradores em instituições na área de vendas e
relacionamento interpessoal, como também pro atividade, temos um cenário
interno propicio a crescimento. Analisando o mercado, a nossa localização nos
proporciona um publico alvo excelente e crescente.
Todavia,
vemos sempre a necessidade de desenvolvimento, tanto cenário interno e externo
é envolvido por pessoas que tem necessidades especificas todos os dias, levando
muitas vezes o próprio colaborador a não tem um excelente atendimento, ou o
cliente não sentir um lugar seguro para seu investimento.
Como
já entendemos, “A produção de confecções de qualidade em escala industrial e a
comercialização em grandes centros já é marca registrada do setor vestuário de
Londrina e região. O investimento em diferenciação de produtos, novas idéias e
conceitos de moda é uma solução inteligente, que torna essas empresas ainda
mais competitivas.” [3]
O
mercado de Londrina é crescente e viável a grandes investimentos, com um
publico alvo universitário que esta envolvida em segmento Country, buscamos
através deste publico, um grande desenvolvimento do nosso negocio em si. Porem
vemos, que sua ascensão é composta no período da Exposição Agropecuária de
Londrina.
Temos
então por objetivo geral, conquistar e fidelizar este publico, através de um
ótimo atendimento e muitas oportunidades de consumo a ele, em um ambiente
agradável.
2.2 Objetivos
Específicos
A um
histórico rico em concorrência em volto a este publico, empresas que
disponibilizam um sites próprios sobre esta moda em Londrina, presos variáveis,
lojas em lugares estratégicos, produtos com alta qualidade e muito mais
diversidades neste assunto. Tudo isto motiva a nossa empresa, sabemos então que
temos uma clientela em ascensão e queremos investir nela e entendemos que este
lucro virá com qualidade e tempo de mercado.
Com
mercado atual, teremos fornecedores da nossa região e fora dela, como Cianorte
Paraná e Brás São Paulo, sempre no ato de fazer a compra, serão feitas buscas
entre nossos fornecedores, para uma contra proposta viabilizando do preço e com
qualidade de produtos. Nossos fornecedores terão a capacidade de venda
favorável a nossa situação de constante busca e ascensão diária. Através de
parceria do SEBRAE, estaremos sempre consultando sobre a APLs de confecções de
Londrina.
Para
entender realmente nosso publico alvo, Inicialmente, através da preparação e
posterior aplicação de exame empírica, através da aplicação de um questionário
geral e outro específico, com intuito de abordar temas relativos às
preferências do nosso público, após, gostaríamos de fazer uma consultoria com
SEBRAE, na Couromoda.com entre outros, para ter soluções completas sobre
marketing, aprofundar em novidades de feira 2012.
Construindo
nossa futura marca, para fazer diferenciação do valor do negócio, utilizaremos
de instrumentos bem simples, tendo diferencial no atendimento através de
treinamentos dos nossos colaboradores, tendo um software para facilitar e
inovar nossa estrutura. Nossos atendentes serão jovens, devidamente vestidos
com o estilo de roupa que reforça a identificação da marca, oferecendo
competência ao uso da marca junto à clientela analisada, que adiciona a outro
dois valores: o design e a qualidade.
Nossa
missão é ter referência, conhecimento e desejo, para continuar a desenvolver no
mercado. A loja buscará várias marcas, não se prendendo a representação de uma
representante, a recepção será realizado de acordo com o perfil de cada um
sendo que assim ter-se-á um atendimento personalizado. O espaço apesar de ser
pequeno terá uma ótima disposição dos móveis, tendo assim o layout como um dos
pontos fortes da loja. A qualidade do produto será atributo determinante para a
seleção e mantimento de fornecedores.
Nossa
principal franqueza é o fato de a nossa loja ser nova no mercado, então nossa
marca terá de ser desenvolvida, isto pode arrecadar mais de dois anos. A central
ameaça são os concorrentes. Há no setor marcas consagradas e possíveis aberturas
de outras lojas, no mesmo setor, que possam a vir concorrer abertamente com a
loja.
3.
O
Negócio
3.1 Resumo
com: Estrutura Organizacional
A
Backcountry Store atua no setor de Vestuário no segmento comercial varejista. A
constituição é de uma Sociedade Limitada, tendo 2 sócios fundadores. A empresa possui um escritório, onde fica a
sede administrativa ou matriz e uma loja, ambas situadas na cidade de Londrina,
mais precisamente no centro da cidade, próximo ao Terminal Central Urbano.
Na
sede trabalharão os sócios, um financeiro e um auxiliar. Já na loja, o
organograma será composto inicialmente por 1 gerente e 3 vendedores, conforme
imagem abaixo.
3.2 Identidade
Organizacional
·
Missão
Fornecer
produtos com qualidade e prestigio, para superar as expectativas do cliente,
oferecendo um status diferenciado.
·
Visão
Ser
a melhor empresa de vestuário da região, e com o objetivo de buscar
conceituação nacional.
·
Valores
o
Simplicidade no atendimento.
o
Austeridade em cumprir as necessidades tanto
do cliente quanto da empresa (objetivos, metas, gastos).
o
Espírito Empreendedor.
o
Qualidade e excelência nos produtos e serviços.
Valorização do ser humano.
o
Ética e Comprometimento com os serviços
prestados aos nossos clientes, em fornecer produtos de qualidade e conforto que
agregam um status para os mesmos.
o
Melhoria contínua, para que possamos cada dia
mais estar conquistando o nosso público alvo.
o
Inovação.
4.
Análise
Mercadológica
4.1 Mercado
do Vestuário
A
cidade de Londrina é um pólo referencial para comercio, e o setor vestuário tem
crescido e muito nesses últimos tempos, aos consumidores são cada vez mais exigentes
e com condições melhores de vida pelos reajustes de salário nos últimos anos, e
a tendência é aumentar, porque quanto mais se ganha maior é o desejo de consumo
das pessoas, e isso é bom para o comércio e o segredo no ramo de vestuário é
sempre inovar conforme o consumidor pede. Com uma classe media crescente em
Londrina, vemos ótima oportunidade de investimento na área.
No
ano de 2010 em meados de novembro o comércio de vestuário aumentou 1,9% e neste
fim de ano de 2011 estima-se crescer de 6% a 7% (IBGE). A tendência para o
mercado de vestuário é sempre aumentar, pois vestir-se bem, com roupas
inovadoras que lhe agrada e tem segmento da moda é o que todo consumidor quer.
Portanto,
esse ramo é promissor, porém competitivo, e deve-se sempre inovar e ter um bom
diferencial em todos os quesitos e assim construir uma empresa grande que gere
muitos lucros.
4.2 Concorrentes
Temos
como principais concorrentes diretos lojas da cidade de Londrina, que atuam no
segmento de moda jovem, buscando integrar conceito de marca com preços
atraentes. Dentre eles estão:
Pura
Mania: Localizada no Centro de Londrina e no Shopping Catuái.
Audithorium:
Localizada no Centro de Londrina, e no Shopping Catuaí.
Ant
Virus: Localizada no Centro de Londrina.
Hering: Localizada no Shopping Royal Plaza e no
Shopping Catuaí.
Riachuello:
Localizada no Centro de Londrina e Shopping Catuaí.
C&A:
Localizada no Centro de Londrina, Shopping Catuaí.
Marisa:
Localizada no Centro de Londrina, Shopping Catuaí.
4.3 Análise
SWOT
No
ambiente interno, é possível termos um retrato da empresa. Como pontos fortes
podemos destacar:
o
Estilo interno desenvolvido especialmente
para a loja, com um layout inovador.
o
Facilidade em adquirir o produto sem precisar
ficar procurando onde esta a sessão da roupa que lhe agrada.
o
Excelência no atendimento com um treinamento
diferenciado para os nossos funcionários para que o cliente se sinta bem ao ser
atendido.
o
Obter um produto que busca agradar o nosso
público-alvo.
o
Interatividade em provar um produto com
provadores grandes e com assentos e cabides, iluminação adequada.
o
Investir uma parte do lucro em um bom plano
de marketing para trazer mais clientes e assim criar um conceito para a marca.
Como
pontos a serem desenvolvidos, que podem atrapalhar o sucesso no nosso negócio,
temos:
o
Uma marca nova, ainda não conceituada no
mercado.
o
A dificuldade nas formas de pagamento, como
uma empresa nova não há condições de fazer um crediário ou um mega desconto,
sendo que nas outras empresas já há esse tipo de vantagem.
o
Dificuldade em fechar um contrato com um bom
fornecedor, para que possamos comprar mais barato e assim poder obter mais
lucro e investir na empresa.
Já
no ambiente externo, podemos ter uma visão do mercado no qual a empresa está
inserida, bem como acompanhar as movimentações dos concorrentes e do nosso
público-alvo. Como oportunidades temos:
o
O grande número de jovens, principalmente
universitários que residem ou passeiam na cidade de Londrina.
o
A cidade de Londrina é um pólo referencial de
comércio para toda região.
o
Devido à quantidade e variedade de
fornecedores, temos maior poder de barganha para buscar qualidade e preço.
As
ameaças são:
o
Facilidade de pagamento nos concorrentes pelo
fato se serem lojas já conceituada no mercado
o
Muita concorrência pela facilidade em abrir o
seu negócio e com pouca variedade de produto no mercado.
o
Com a alta da moeda e com o aumento de
impostos a crise financeira é um fator de ameaça.
o
Alto custo da matéria prima.
4.4 Diferenciais
Competitivos
Nossa
estratégia de mercado se baseia em ter um ótimo atendimento ao cliente criando
um vinculo com ele. Ter um ótimo poder de barganha com o fornecedor com isso
trazendo preços competitivos e produtos de alto nível, e um forte marketing
para atrair diversas clientes.
5.
Plano
de Marketing
5.1 Concepção
da Marca
A
marca Backcountry Store cria um status totalmente voltado para o pessoal jovem
da cidade que gosta de ir para bares, boates e festas, oferecendo lhes design
moderno com um estilo simples do country que visa manter as raízes da cultura
da cidade.
5.2 Descrição
do Produto
Camisa
pólo masculino e feminina, camiseta xadrez e quadriculada de gola e botões
masculino e feminina, calça jeans masculino e feminina, shorts jeans masculino
e feminina, camiseta regata masculino e feminina, camiseta de algodão masculino
e feminina, saias de algodão e jeans curtas e longas, calçados masculino e
feminina, sandálias masculino e feminina, cintos masculino e feminina, chapeis
e bonés masculino e feminina, jaquetas de couro ou jeans masculino e feminina.
A
troca de coleção será feita por estação do ano, sempre olhando as tendências em
outros países, cidades, e com isso modernizar o estilo sem perder a
simplicidade da “roupa do campo”.
Fazer
parceria com estilista para saber o que se deve mudar e o que será mantido.
5.3 Definição
do Público-alvo
O
nosso público alvo é composto pelo sexo masculino e feminino, jovens a partir
de 17 anos até 30 anos podendo ter variáveis, como fim de semana com estilo,
mas com a elegância da cultura interior, sem sair da moda, e até mesmo para as
pessoas que apenas se vestem para ir ao trabalho com a sua calça jeans e a sua
camiseta xadrez, o publico alvo é o tipo de pessoa que gosta de se vestir bem
em qualquer ocasião com a simplicidade em designer moderno.
5.4 Posicionamento
da Marca
A
marca Backcountry Store é uma marca nascente no mercado, e com isso venderemos
produtos com valor agregado dentro dos padrões do nosso publico alvo, para que
a empresa tenha um bom capital e com isso investir em melhorias na empresa.
5.5 Distribuição
A
loja se encontra NO Shopping Royal Plaza Shopping está situado
no centro da cidade. Pólo de uma região que congrega cerca de 2 milhões de
habitantes. Hoje, são mais de 130 lojas que compõem um mix completo em um
ambiente de vendas confortável onde o cliente se sente à vontade para realizar
suas compras além de desfrutar de uma ampla praça de alimentação diversificada
e aconchegante. Neste ano de 2011 o Shopping inaugurou seu complexo de cinemas
que conta com 5 salas de ultima geração em formato Stadium e 3D com 900
lugares.
5.6 Preço
Item
|
Custo
da Mercadoria
|
Preço
de Venda
|
% Lucro
|
|
1
|
Calça Jeans Feminina
|
R$ 45,00
|
R$ 88,00
|
3%
|
2
|
Calça Jeans Masculina
|
R$ 50,00
|
R$ 95,00
|
3%
|
3
|
Saia Jeans
|
R$ 25,00
|
R$ 49,00
|
3%
|
4
|
Saia Algodão
|
R$ 20,00
|
R$ 40,00
|
5%
|
5
|
Bermuda Masculina
|
R$ 20,00
|
R$ 43,00
|
3%
|
6
|
Shorts Jeans Masculino
|
R$ 35,00
|
R$ 65,00
|
3%
|
7
|
Shorts Jeans Feminino
|
R$ 20,00
|
R$ 40,00
|
5%
|
8
|
Camisa Feminina
|
R$ 15,00
|
R$ 35,00
|
3%
|
9
|
Camiseta Masculina
|
R$ 20,00
|
R$ 45,00
|
3%
|
10
|
Camiseta Pólo Masculina
|
R$ 25,00
|
R$ 60,00
|
3%
|
11
|
Camiseta Pólo Feminina
|
R$ 20,00
|
R$ 38,00
|
3%
|
12
|
Regata Feminina
|
R$ 10,00
|
R$ 19,90
|
2%
|
13
|
Regata Masculina
|
R$ 10,00
|
R$ 19,90
|
2%
|
14
|
Jaquetas Jeans
|
R$ 40,00
|
R$ 78,00
|
3%
|
15
|
Jaquetas Couro
|
R$ 60,00
|
R$ 117,00
|
3%
|
16
|
Sandálias
|
R$ 15,00
|
R$ 30,00
|
4%
|
17
|
Calçados
|
R$ 50,00
|
R$ 100,00
|
5%
|
18
|
Cintos
|
R$ 15,00
|
R$ 30,00
|
5%
|
19
|
Chapeis
|
R$ 30,00
|
R$ 65,00
|
8%
|
20
|
Bonés
|
R$ 20,00
|
R$ 40,00
|
5%
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TABELA DE PREÇOS
|
|
||||
|
|
|||||
|
Item
|
Custo da
Mercadoria
|
Preço de
Venda
|
% Lucro
|
|
|
|
1
|
Calça Jeans Feminina
|
R$ 25,00
|
R$ 50,00
|
3%
|
|
|
2
|
Calça Jeans Masculina
|
R$ 30,00
|
R$ 55,00
|
3%
|
|
|
3
|
Saia Jeans
|
R$ 20,00
|
R$ 37,00
|
3%
|
|
|
4
|
Saia Algodão
|
R$ 15,00
|
R$ 30,00
|
5%
|
|
|
5
|
Bermuda Masculina
|
R$ 20,00
|
R$ 40,00
|
3%
|
|
|
6
|
Shorts Jeans Masculino
|
R$ 25,00
|
R$ 50,00
|
3%
|
|
|
7
|
Shorts Jeans Feminino
|
R$ 15,00
|
R$ 30,00
|
6%
|
|
|
8
|
Camisa Feminina
|
R$ 15,00
|
R$ 28,00
|
3%
|
|
|
9
|
Camiseta Masculina
|
R$ 20,00
|
R$ 40,00
|
3%
|
|
|
10
|
Camiseta Pólo Masculina
|
R$ 25,00
|
R$ 60,00
|
3%
|
|
|
11
|
Camiseta Pólo Feminina
|
R$ 20,00
|
R$ 57,00
|
3%
|
|
|
12
|
Regata Feminina
|
R$ 10,00
|
R$ 19,90
|
3%
|
|
|
13
|
Regata Masculina
|
R$ 10,00
|
R$ 19,90
|
3%
|
|
|
14
|
Jaquetas Jeans
|
R$ 40,00
|
R$ 80,00
|
5%
|
|
|
15
|
Jaquetas Couro
|
R$ 60,00
|
R$ 115,00
|
5%
|
|
|
16
|
Sandálias
|
R$ 8,00
|
R$ 20,00
|
4%
|
|
|
17
|
Calçados
|
R$ 45,00
|
R$ 100,00
|
5%
|
|
|
18
|
Cintos
|
R$ 10,00
|
R$ 30,00
|
5%
|
|
|
19
|
Chapéis
|
R$ 30,00
|
R$ 65,00
|
8%
|
|
|
20
|
Bonés
|
R$ 15,00
|
R$ 40,00
|
5%
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5.7 Promoção
(CRM)
Daremos
treinamentos para os nossos funcionários para termos um diferencial da
concorrência para atrair clientes e assim fideliza-los pelo excelente
atendimento, e com o marketing faremos uma boa divulgação do nosso produto e do
status que ele passa para a pessoa que o usa, e teremos um software para
cadastro de clientes, produtos, fornecedores, balanceamento e fluxo de caixa, para
ter uma melhor gestão da empresa e de como esta fluindo o negocio, se é
lucrativo ou não.
6.
Plano
Financeiro
6.1 Planilha
de Investimento Inicial
|
|
|
|
|
|
INVESTIMENTO INICIAL
|
|
||
|
|
|||
|
1
|
MÓVEIS E UTENSÍLIOS
|
R$ 18.100,00
|
|
|
Balcão de Caixa 1 unidade
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Prateleiras 6 unidades (cada 1.000,00)
|
R$ 6.000,00
|
|
|
|
Cabides 500 unidades (cada 5,00)
|
R$ 2.500,00
|
|
|
|
Pufs 12 unidades (cada 50,00)
|
R$ 600,00
|
|
|
|
Manequins 6 unidades (cada 500,00)
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Penduradores 24 unidades (cada 50,00)
|
R$ 1.200,00
|
|
|
|
Banquetas 12 unidades (cada 150,00)
|
R$ 1.800,00
|
|
|
|
2
|
INFRAESTRUTURA / REFORMAS
|
R$ 27.500,00
|
|
|
Aluguel adiantado (2 meses)
|
R$ 6.000,00
|
|
|
|
Gesso
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Elétrica
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Serralheria
|
|
|
|
|
Marcenaria
|
|
|
|
|
Pintura
|
R$ 5.000,00
|
|
|
|
Piso
|
R$ 2.500,00
|
|
|
|
Fachada
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Vidraçaria
|
R$ 5.000,00
|
|
|
|
3
|
EQUIPAMENTOS
|
R$ 21.900,00
|
|
|
Computador 10 unidades (cada 1.500,00)
|
R$ 15.000,00
|
|
|
|
Ar Condicionado 2 unidades (cada 1.500,00)
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Impressora 2 unidades (cada 300,00)
|
R$ 600,00
|
|
|
|
Cafeteira 1 unidade
|
R$ 300,00
|
|
|
|
Microondas
|
|
|
|
|
Gaveta para Caixa
|
|
|
|
|
Telefone sem fio 2 unidades (cada 100,00)
|
R$ 200,00
|
|
|
|
Passadeira a vapor
|
|
|
|
|
Câmeras de Segurança 8 unidades
|
R$ 2.800,00
|
|
|
|
4
|
MERCADORIAS
|
R$ 27.000,00
|
|
|
Estoque Inicial
|
R$ 20.000,00
|
|
|
|
Embalagens
|
R$ 7.000,00
|
|
|
|
5
|
OUTROS
|
R$ 3.000,00
|
|
|
Site
|
R$ 3.000,00
|
|
|
|
Panfletos
|
|
|
|
|
Software
|
|
|
|
|
6
|
TOTAL DO INVESTIMENTO
|
R$ 94.500,00
|
|
|
|
|
|
|
6.2 Planilha
de Gastos Mensais
|
|
|
|
|
|
|
CUSTOS MÃO DE OBRA
|
|
|||
|
|
||||
|
Mão-de-obra
|
Salário Mensal
|
Quantidade
|
Custo Mensal
|
|
|
FIXA
|
|
|
|
|
|
Pro-labore
|
R$ 600,00
|
2
|
R$ 1.200,00
|
|
|
Gerência
|
R$ 1.300,00
|
1
|
R$ 1.300,00
|
|
|
Vendedor
|
R$ 650,00
|
4
|
R$ 2.600,00
|
|
|
Total da MO Fixa
|
|
|
R$ 5.100,00
|
|
|
|
||||
|
VARIÁVEL
|
|
|
|
|
|
Gerência
|
2%
|
|
R$ 1.000,00
|
|
|
Vendedores
|
3,5%
|
|
R$ 1.750,00
|
|
|
Total da MO Variável
|
|
|
R$ 2.750,00
|
|
|
|
||||
|
ENCARGOS SOCIAIS
|
|
|
|
|
|
S/MO Fixa
|
48%
|
|
R$ 2.448,00
|
|
|
S/MO Variável
|
48%
|
|
R$ 1.320,00
|
|
|
Total de Encargos
|
|
|
R$ 3.768,00
|
|
|
|
||||
|
MO Total
|
|
|
R$ 7.850,00
|
|
|
|
||||
|
TOTAL GERAL
|
|
|
R$ 11.618,00
|
|
|
|
|
|
|
|
6.3 Análise
de Viabilidade do Negócio
O
comércio de vestuário em Londrina é algo viável, pois com toda a concorrência
você deve ter um segmento no ramo, e ter um bom diferencial, como atendimento
personalizado, um bom plano de negócios, um bom plano de marketing, e sempre
inovar para ter “exclusividade” com a marca da empresa.
7.
Conclusão
Fazer
este Planejamento de Negócio mostra o quanto é importante se preparar para o
mercado, e até mesmo como se comportar diante das oportunidades e ameaças, pois
tem vários setores no comércio que são viáveis, basta saber em que segmento
esta em alta e como investir.
Desse
jeito com constatações das análises de marketing, estudos do comércio e dos competidores,
entende-se que, apesar da elevada concorrência, o empreendimento elemento do
presente trabalho, tem potencial para concorrer com os demais empreendimentos.
Na ocasião da efetivação do presente plano de negócio, a maioria dos estudos,
pesquisas e projeções envolvidos no projeto, comprovam a viabilidade da
abertura da loja de roupas Backcountry Store.
Ponderando
o fato de o comércio varejista apresentar uma grande concorrência e ter uma
constante ameaça de novos entrantes e de chegada de concorrentes potenciais à
praça da empresa, aconselha-se que antes da abertura de qualquer empresa nesta
área, todos os estudos referentes ao mercado sejam atualizados.
Para
um melhor desenvolvimento, ao plano de negócio, sugere-se que também sejam desempenhadas
análises focadas em roupas masculinas e femininas ou com localizações em outros
pontos da cidade, como os outros Shoppings e o centro da cidade.
1 GONÇALVE, Juliana. Inovação é essencial para setor vestuário
Disponível em:
Acesso em: 27 Novembro 2011
[2] LAFIS, Consultoria.
Noticias. Disponível
em: <http://www.varejista.com.br/noticias/888/vendas-do-varejo-devem-crescer-74-em-volume-neste-ano-diz-lafis> Acesso em: 27 Novembro 2011
[3]
SEBRAE.
Cenário e Tendência. Disponível
em:< http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/o-setor/cenario-e-tendencia>
Acesso
em: 27 Novembro 2011
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