quinta-feira, 28 de junho de 2012

Distribuição de rede


Alunos: Claytson Ap. Nunes Diniz
             Marcio André Maciel
             Wellington Yamabayashi
Distribuição de rede

Conforme o Técnico de laboratório Juarez, responsável da manutenção   no SENAI, a instituição de Londrina possui  um Servidor Privativo e um Servidor Educacional com link dedicado com 10 MB. No Servidor Educacional existem cento e oitenta e nove máquinas distribuídas nas salas de laboratório, mostrando um cálculo aproximado de 106 kbits para cada computador.
Deste servidor sai quatro pontos de cabo de fibra ótica.
O primeiro cabo é ligado ao rack Cisco do lado das salas 40, 41, 42 e 43, aonde é distribuído por três Switch de forma em cascata, cada Switch tem vinte quatro portas distribuindo a rede entre as salas. O segundo cabo saindo do servidor Educacional vai até o rack do prédio sala 104, distribuindo a switch com vinte quatro portas. O terceiro cabo vai até rack da sala 69 com dois switch distribuindo quarenta e oito portas e por fim o quarto cabo fibra ótica esta distribuído ao rack da sala 47 em um switch de vinte quatro portas.

Cabeamento Utilizado

Das nove categorias de cabos de rede CAT1, CAT2, CAT3, CAT4, CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6a e CAT7. Duas modalidades são mais utilizadas CAT5e e o CAT6. No Cat5e suporta até 1gbps de comunicação de dados, cada um de seus pares trançados podem trabalhar no máximo em transmissão e recepção de até 250mbps, caso trabalhem na condição de Tx/Rx e seus receptores suportem a mesma condição. O Cat5e trabalha geralmente na taxa de 100mbps. Uma de suas melhores características é a flexibilidade  que este cabo possui, facilitando a instalação, é um bom cabo em relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo. Já no Cat6 trabalha com a taxa de 1gbps onde dois de seus pares trabalham como receptores (Rx) e outros dois pares trabalham com transmissores (Tx), cada par trançado do Cat6 tem capacidade de taxa de 500mbps, ou seja, 500mbps x 2 para recepção e 500mbps x 2 para transmissão. O Cat6 requer eletrônica simples para cada receptor em cada extremidade, ele possui um conduíte (Tubo de ferro ou plástico, rígido ou flexível usado nas instalações elétricas e passagens dos fios) interno o que tira um pouco de sua plasticidade e maleabilidade, é um cabo com maior diâmetro assim dificultando instalações quando muitos cabos são utilizados.
A instituição do SENAI, ela tem à distribuição de cabos categoria CAT5e que é uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequências até 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. Ela foi criada com a nova revisão da norma EIA/TIA-568-B (Electronic Industries Alliance (EIA) , Telecommunications Industry Association (TIA)  é o conjunto de três padrões de telecomunicações da Associação das Indústrias de Telecomunicações). Que tem padrão seqüencial trançado:
  • Branco Verde
  • Verde
  • Branco Laranja
  • Azul
  • Branco Azul
  • Laranja
  • Branco Marrom
  • Marrom

Categoria de IP e Proxy

Originalmente, o espaço do endereço IP foi dividido em poucas estruturas de tamanho fixo chamados de "classes de endereço". As três principais são a classe A, classe B e classe C.  A: Primeiro bit é 0 (zero); Classe B: Primeiros dois bits são 10 (um, zero); Classe C: Primeiros três bits são 110 (um, um, zero)
A seguir, contém o intervalo das classes de endereços IPs:

Classe   Gama de Endereços                         Nº de Endereços por Rede
A            1.0.0.0 até 127.0.0.0                             16 777 216
B            128.0.0.0 até 191.255.255.255           65 536
C            192.0.0.0 até 223.255.255.254           256

No SENAI a categoria de IP utilizada é tipo C, começando com IP 172.16.0.1 e com proxy 8080, é um serviço que acelera a navegação de páginas da internet. Sua função é armazenar as páginas mais acessadas pelos usuários, para assim disponibilizá-las de forma mais rápida, além de garantir a segurança do sistema impedindo o acesso a sites impróprios. O proxy começa a mediar as conexões a sites que você chama, a partir de agora sempre que você digitar uma URL, o pedido é encaminhado para o servidor proxy que se conecta à referida parte em seguida, é exibido no IP do servidor proxy, que envia para o navegador ao salvar uma cópia no seu disco rígido. Se a pessoa usar o mesmo servidor proxy vai querer ver o mesmo site será enviado a ele a partir do servidor proxy em vez de sua posição real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário