sexta-feira, 29 de junho de 2012

Curso de Teatro


Instrutor: Márcio André Maciel
e-mail: marcioandre_21@hotmail.com


Disciplina de Teatro
No meu ponto de vista, Teatro é alem expressão do espírito lúdico da humanidade, alem da Arte cênica, é mais que Transformação da literatura em espetáculo. Teatro para mim é uma Grande ferramenta de Deus operar sobre as nossas vidas.

Introdução

Sabendo que na palavra de Deus é claro que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento (Oseías 4:6 - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.), vou detalhar aqui um breve esboço histórico sobre teatro, alguns personagens importantes para esta ferramenta de Deus, alguns fundamentos sobre teatro, vocábulo e alguns jogos teatrais.
Faço uma pergunta você que começou a ler esta introdução, você sabe um texto bíblico que confirme o teatro como ministério da igreja? Sobre dança vemos que Mirian e Davi dançaram diante de Deus, sobre louvor nem precisa nem comentar, pois a bíblia relata de pessoas contratadas pela igreja para este ato e o teatro? Bom eu espero, responder esta pergunta nesta breve apostila teatral.

Esboço Histórico

O teatro surgiu conforme a necessidade do homem, para abortar questões do seu dia, em um rito de agradecimento, perda ou celebração, no uso de danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas etc), ainda possuindo também caráter de exorcização dos maus espíritos. Mais tarde estes rituais difundiram as tradições e serviam para o divertimento e a honra para nobres. Na Grécia surge o teatro “ditirambo”, um tipo de procissão que servia para homenagear o deus Dioniso (deus do Vinho ou Baco, para os latinos). Compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram neste contexto, inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos). Mais tarde o “ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a deus. No inicio fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros. Ouve então desenvolvimento através de Téspis, Ésquilo, Sófocles e Aristófanes entre outros. Com isto os Romanos foram influenciados surgindo Plauto e Terêncio.
O teatro romano criou suas próprias inovações, com a pantomima, em que apenas um ator representava todos os papéis, com a utilização de máscara para cada personagem interpretado, sendo o ator acompanhado por músicos e por coro. Com cristianismo, o teatro não encontrou apoio, sendo considerado pagão. E por um período as representações teatrais foram quase totalmente extintas. O renascimento do teatro se deu, através da própria igreja, na Era Medieval. Mostrando a história da ressurreição de Cristo. Teve declínio a partir de meados do século XVI. Desde o século XV, trupes teatrais agregavam-se aos domínios de senhores nobres e reis, constituindo o chamado teatro elisabetano. Os atores (homens) eram empregados pela nobreza e realeza. O próprio Shakespeare, assim como o ator original de Otelo e Hamlet, Richard Burbage, eram empregados pelo Lorde Chamberlain, e mais tarde foram empregados pelo próprio rei. Na Espanha, atores profissionais trabalhavam por conta própria.
Foi na Itália que o teatro renascentista rompeu com as tradições do teatro medieval. Houve uma verdadeira recriação das estruturas teatrais com o teatro humanista. "Commedia Dell'Arte", em que alguns tipos representados provinham da tradição do antigo teatro romano: avarento e do fanfarrão. Dell'Arte empreendiam por toda a Europa, este gênero teatral exerceu grande influência sobre o teatro realizado em outras nações. Um dos aspectos marcantes nesse teatro foi à utilização de mulheres nas representações, fato que passou a se estender para os outros países. Século XVII que as mulheres passaram a fazer parte das atuações teatrais na Inglaterra a na França. No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena.
No século XIX começaram as inovações cênicas e infra-estruturais do teatro, elevador hidráulico, luz a gás. Em 1881, iluminação elétrica. Exigiram então o surgimento da figura do diretor, que trata de todos os estágios artísticos de uma produção. O teatro do século XX caracteriza-se pelo ecletismo e pela grande quebra de antigas tradições. O "design" cênico, a direção teatral, a infra-estrutura e os estilos de interpretação não se vincularam a um único padrão predominante. Entretanto, pode-se dizer que as idéias de Bertolt Brecht  foram as que mais influenciaram o teatro moderno. Segundo dizia Brecht, o ator deve manter-se consciente do fato que esta atuando e que jamais pode emprestar sua personalidade ao personagem interpretado. No teatro contemporâneo tanto as tradições realistas como as não-realistas convivem ao mesmo tempo.

Alguns Maiores Influenciadores Contemporâneos

Constantin Stanislavski
Moscou, 5 de Janeiro de 1863 — Moscou, 7 de Agosto de 1938.  “Atuação verossímil”, uma série de técnicas e princípios que hoje são considerados fundamentais para o desempenho do ator. Ao contrário da percepção de naturalidade que observara, descobriu que a atuação realista era, em verdade, muito artificial e difícil - e que somente seria adquirido mediante uma série de estudos e práticas, que compilou.

Bertolt Brecht
Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956. Teatro Épico - “experimentos sociológicos”, Acabar com a fantasia significava fazer como que o espectador assistisse a ação, compenetrado, consciente para poder indagar, refletir e posicionar-se.

Antonin Artaud
Marselha, 4 de setembro de 1896 — Ivry-sur-Seine, Paris em 4 de março de 1948.
O Teatro e seu Duplo - “o lugar onde se refaz a vida”, “dançar ao inverso”.
“A questão que se coloca é de permitir que o teatro reencontre sua verdadeira linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos, de atitudes, de expressões e de mímica, linguagem de gritos e onomatopéias, linguagem sonora, onde todos os elementos objetivos se transformam em sinais, sejam visuais, sejam sonoros, mas que terão tanta importância intelectual e de significados sensíveis quanto a linguagem de palavras.”

Jerzy Grotowski
Rzeszów, 11 de agosto de 1933 — Pontedera, 14 de janeiro de 1999
"Em Busca de um Teatro Pobre",
"(...) fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e emoção; tentamos dividir-nos artificialmente em corpo e alma. (...) Em nossa busca de liberação atingimos o caos biológico."

Peter Brook
Diretor de teatro e cinema britânico (21/3/1925-). Propõe um teatro de caracterização psicológica dos personagens que torne visível a "invisível" alma humana. Imprimir caráter crítico e polêmico às montagens, substituindo a passividade do espectador pela participação do público no espetáculo.

Bob Wilson
Norte-americano (4/10/1941-) Linguagem corporal. Para Wilson, o artista só será completamente "livre" no palco, quando seus movimentos se tornam mecânicos. "Quanto mais você repete o trabalho, mais livre se é. Como andar de bicicleta. Quando se aprende, você faz sem pensar".

Fundamentos do Teatro

Texto
As maiorias das obras teatrais são divididas em o começo, o meio e o fim.
No começo, a temática a exposição. O meio, complicações vindas por descoberta de informações novas. O final da peça resolve as complicações geradas no meio, trazendo equilíbrio de novo.

Personagens
Para estudar um personagem precisa entender basicamente quatro níveis: O nível Físico (Sexo, idade, altura e raça); Nível social (econômico, profissão, religiãoe etc.); Nível moral (valores e motivações da personagem); Nível Psicológico ( hábitos, desejos e etc.).
O dramatúrgo geralmente escolhe um o mais destes níveis para desenvolver as personagens: alguns não cuidam muito do nível físico, mas se expressam muito no plano pisicologico.

Pensamento
Presente em todas as peças, onde autor expressa idéias. Basicamente o ator tem duas opções: deixar ela bem clara (corre o risco de deixar a peça virar uma simples ferramenta para a opinião do autor) ou provocar a mensagem de uma forma que seja satisfatoriamente convincente (pode ser interpretada de forma errada).

Teatro e a Igreja

É incrível a maioria das igrejas onde eu fiz um trabalho teatral, a maioria das pessoas não tem conhecimento, sobre teatro na bíblia. O que é teatro?  Resumidamente é uma forma de expressar uma historia ou pensamento, uma representação. A bíblia é repleta de representações que Deus usava seus profetas para demonstrar algo para povo de Israel, exemplo como Oseías se casou com uma prostituta (Oseías 1:2 - Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR).
Quando eu penso em teatro eu não lembro simplesmente de Paulo, mas do Senhor dos Senhores Jesus Cristo, no testamento Ele fazia varias representações como a cura de um cego por meio de cuspe na terra e transforma em barro. Quando ele simplesmente escreveu sobre a terra enquanto outros acusavam uma mulher. E muitas outras representações por meios de parábolas. Eu gosto de pensar que Deus é um grande dramaturgo.
Termino este assunto com um texto do blogger a Serviço dEle:
“Mas, o assunto em voga aqui não é teatro profético, se bem que  toda ação evangelística é uma ação profética. O tema é o teatro na evangelização, e onde entra Paulo nisso? Paulo não era dramartugo. Paulo era um homem culto, que não temia usar todos seus conhecimentos culturais a favor do evangelho, o teatro inclusive. Assim vemos que Paulo, bom conhecedor da cultura secular cita Menandro em 1 Coríntios 15:33. “As más conversações corrompem os bons costumes”.  Ou seja, Paulo coloca Menandro na bíblia.
E, quem era Menandro? Menandro, que viveu entre 342 a 291 a.c nada mais era do que o principal autor da comédia nova, última fase da evolução dramática Ateniense. Esse tal menandro escreveu mais de cem comédias. Paulo colocou um comediante na bíblia.
Paulo, também gosta de poesia. E entre outro ele cita Epiménedes (Tito 1.12). interessante que Paulo cita um trecho do poema Phaenoma de Arato,que diz respeito a Zeus, com a intenção de converter os atenienses ao Deus verdadeiro. (Atos 17.28). O texto original diz assim:

"Comecemos com Zeus, sobre quem nós, mortais, deixarem de falar.
Cada rua e cada praça estão plenas de Zeus.
Até o mar e os portos estão cheios de sua divindade.
Tudo o que existe é por causa de Zeus.
Nós somos descendência dele. "”

Algumas Definições

Iluminação / Cenógrafo
Ele da ênfase a certos aspectos do cenário, estabelecendo relações entre o ator e os objetos no palco, para enfatizar as expressões do ator. Ele cria efeitos visuais com luzes. É a pessoa responsável por testar iluminação durante os ensaios.
Sobre iluminação, necessariamente vir do alto para não projetar “sombras” na parede de fundo do palco de apresentação.

Sonoplastia
Dá à reprodução teatral uma distinção sobre conteúdo dramático e sublinha os sentimentos expressos pelos atores. Selecionando sons para pecas e musicais, ajudando o ator em sua expressão.

Figurino
As vestes são acessórios representativos dos personagens, mostrando época, estado psicológico e também ajudando o ator a se expressar em cena. O assistente de figurino é essencial, principalmente quando o ator tem que fazer muitas trocas de trajes, ajudando o ator a se trocar e orientando o ator sobre seu figurino naquele período.

Cenário
É a organização do palco. Nele, constrói-se o cenário com elementos diversos, de acordo com o enredo, sua época. Em uma montagem teatral, produz um efeito visual muito realista.
De qualquer maneira o uso do cenário pode ser dispensável, dependendo do assunto a ser abordado.
A cena pode utilizar diversos recursos como painéis desenhados, quadros, móveis e outros objetos componentes ao ambiente.
No entanto, é necessário obedecer às normas estéticas que conduzam a uma visão harmoniosa descansada e, ao mesmo tempo, “acreditável” para o espectador.

Maquiagem Cênica
Existem vários matérias para uso de maquiagem cênica como pinta-caras, pancakes coloridos, base, corretivo facial, pó compacto, lápis de olho preto, delineador líquido, rímel, glitter, lápis pra contorno de boca, batons diversos, sombras diversas, blush, derma FX, flesh latex, slug, gelatina em pó, blood gel e etc não podemos esquecer o pincel, espátula pequenas e produtos para limpeza.

Palco
Local onde acontece a encenação. Deve ser apropriado, de modo que permita a movimentação espontânea dos atores. Há vários tipos de palcos como O “tréteau” ou tablado descoberto, O palco à italiana, O palco à inglesa, O palco rebaixado ou anfiteatro e O palco de arena.

Marcar as cenas de movimentos
É estabelecer: locais de entrada e saída de personagens, posição na cena, movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra frente/trás etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a marcação de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais organizado fica o efeito visto pelo público.

Script / Roteiro
Roteiro da peça, no qual é divulgada a idéia central, tema e a história da trama teatral. Os scripts contêm tudo o que é falado pelos atores e as indicações quanto à expressão dos personagens e ao cenário, ou seja, o plano da peça, cena por cena, do começo ao fim.

Pantomimas (Mímicas)
A apresentação é contada por meio de ação e expressão corporal, sem uso de palavras. É a arte de narrar com o corpo.

Formas
Forma Dramática - É ação. A Tragédia – É uma forma de drama, conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior. A Comédia - humor, espetáculo. O Melodrama - expressão violenta ou exagerada dos sentimentos. As Formas Misturadas - Não é cronológico. Artes Cênicas - São todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas.

Diretor
O diretor deve ser capaz de unir os componentes num propósito comum, inspirá-los e conduzi-los. Reunir o grupo todo para o ensaio, entrosar o grupo, tirar a timidez, dar estímulos, mostrar o valor desse tipo de trabalho. Deve orientar e dirigir o ensaio com seriedade e sinceridade. Prestando auxilio maior aos que tem mais dificuldade nas cenas. Valorizar o potencial de cada componente, esclarecer acerca da responsabilidade do trabalho. Estabelecer regras a serem cumpridas.


Proposta para Pratico – Expressão Corporal

Exercícios de alongamento
O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade.

Trabalho Respiratório
Respiração profunda, Respiração mediana e das partes superiores. Respiração e movimentação.

Laboratórios

Jogos Teatrais
O jogo teatral, também conhecido como jogo dramático, é a improvisação a partir de temas ou situações. É uma criação e representação coletiva. Através do jogo dramático cria-se um clima de liberdade que envolve os participantes unindo-os. O jogo dramático estimula a espontaneidade, a imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento grupal. O objetivo é proporcionar o envolvimento e a liberdade pessoal necessários para a experiência. É desenvolver habilidades, divertindo-se ao máximo e recebendo toda estimulação que o jogo tem para oferecer.

Improviso
Divida o elenco em grupos de 3 ou 4 pessoas. (Preferencialmente coloque os que têm menos intimidade entre si). O líder dirá a cada grupo um tema bíblico e que personagens cada um fará. Tudo por mímica. Tipo: Daniel na cova dos Leões: Coloque uma mulher para fazer
Daniel. Cada grupo fará sua apresentação e ao termino, todos devem sentar-se em círculos e de forma franca e sincera se avaliarem. OBJETIVO: Esse exercício é saber se os atores estão conseguindo passar a mensagem escolhida pelo líder.

Espelho
Coloque um componente de frente para o outro. Um que seja extrovertido, este será a
“pessoa” e outro mais tímido, que será o “espelho”. A pessoa fará os movimentos faciais
(sorriso, tristeza, espanto, risada, caretas diversas) e o espelho terá que imitar. Depois inverta os papeis de pessoa e espelho. OBJETIVO: Desenvolver expressão facial nos componentes, tirar a timidez e a vergonha.

Uma história em mímica
Um ator vai ao palco e conta, em mímica, uma pequena história. Um segundo ator observa enquanto os outros três não podem ver. O segundo ator vai ao palco e reproduz o que viu, enquanto os outros dois não vêem: só o terceiro. Vai o terceiro e o quarto observa, mas não o quinto. Vai o quarto e o quinto observa. Finalmente, vai o quinto ator e reproduz o que viu fazer o quarto ator. Compara-se depois o que fez o primeiro: em geral, o quinto já não tem nada mais a ver com o primeiro. Depois, pede-se a cada um que diga em voz alta o que foi que pretendeu mostrar com a sua mímica.

Dicção
Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar a personagem. Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios:

BA BE BI BO BU

Trava-língua
Exercícios de trava- língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal. Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita- as falando rápido por três vezes.

Sei o que sei, sabemos o que sabes; o que não sabes é o que sabemos. Sabemos como sabem os sábios com seus saborosos saberes.
Tio Pio pita o pipo. Pio pita o pipo do tio.

Treinamento Corporal

Esse treinamento se compõe de exercícios rítmicos intensivos, girando sempre em torno do jogo e da busca de um desembaraço espontâneo no meio do grupo. Elabora-se em torno de duas formas de locomoção: a marcha e a corrida.

Marcha Normal e Marcha Ritmada aplicando direção, velocidade, dimensão e combinações.

E inúmeras series de encadeamentos tais como; corrida, salto, extensão, recepção de pernas dobradas, queda freada, deslizar sobre dorso, tornar a subir rapidamente. Estes exercícios servem para varias situações como apanhar uma pedra e atira-la.

Nosso corpo tem de explorar o domínio de suas infinitas possibilidades de movimentos, em suas dimensões fundamentais que são a zona de equilíbrio, zona do ponto de força, zona de autoridade e zona expressiva.

Zona de Equilíbrio: Posição intermediaria, posição abaixada e com apoio humano.

Zona do Ponto de Força: Impulsão, impulsão com arremesso expressivo e impulsão com propostas de jogos.

Zona de Autoridade: Em estática, deslocamento e com busca de sensação.

Zona Expressiva: A cabeça, a mascara facial e o olhar.

Com fim vem a exploração do espaço, retomada de todos os elementos anteriores trabalhados.




Bibliografia

Curso de Teatro comunidade Batista - Pastor Pedro Noia
Apostila de História Do Teatro - Jorge Luís Rodrigues
http://simoneparaguai.blogspot.com/2009/05/o-teatro-na-biblia.html
Luiza Regina Reis - Apostila com dicas básicas para o Teatro Cristão


Instrutor: Márcio André Maciel
e-mail: marcioandre_21@hotmail.com


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