Instrutor: Márcio André Maciel
e-mail: marcioandre_21@hotmail.com
Disciplina
de Teatro
No
meu ponto de vista, Teatro é alem expressão do espírito lúdico da humanidade,
alem da Arte cênica, é mais que Transformação da literatura em espetáculo. Teatro
para mim é uma Grande ferramenta de Deus operar sobre as nossas vidas.
Introdução
Sabendo
que na palavra de Deus é claro que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento
(Oseías 4:6 - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não
sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus,
também eu me esquecerei de teus filhos.), vou detalhar aqui um breve esboço
histórico sobre teatro, alguns personagens importantes para esta ferramenta de
Deus, alguns fundamentos sobre teatro, vocábulo e alguns jogos teatrais.
Faço
uma pergunta você que começou a ler esta introdução, você sabe um texto bíblico
que confirme o teatro como ministério da igreja? Sobre dança vemos que Mirian e
Davi dançaram diante de Deus, sobre louvor nem precisa nem comentar, pois a
bíblia relata de pessoas contratadas pela igreja para este ato e o teatro? Bom
eu espero, responder esta pergunta nesta breve apostila teatral.
Esboço
Histórico
O
teatro surgiu conforme a necessidade do homem, para abortar questões do seu
dia, em um rito de agradecimento, perda ou celebração, no uso de danças
imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os
fatos necessários à sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas
etc), ainda possuindo também caráter de exorcização dos maus espíritos. Mais
tarde estes rituais difundiram as tradições e serviam para o divertimento e a
honra para nobres. Na Grécia surge o teatro “ditirambo”, um tipo de procissão
que servia para homenagear o deus Dioniso (deus do Vinho ou Baco, para os
latinos). Compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e
comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram neste contexto,
inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos). Mais tarde o “ditirambo”
evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam,
dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a deus. No inicio fazia-se
teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os
primeiros teatros. Ouve então desenvolvimento através de Téspis, Ésquilo,
Sófocles e Aristófanes entre outros. Com isto os Romanos foram influenciados
surgindo Plauto e Terêncio.
O
teatro romano criou suas próprias inovações, com a pantomima, em que apenas um
ator representava todos os papéis, com a utilização de máscara para cada
personagem interpretado, sendo o ator acompanhado por músicos e por coro. Com cristianismo,
o teatro não encontrou apoio, sendo considerado pagão. E por um período as
representações teatrais foram quase totalmente extintas. O renascimento do
teatro se deu, através da própria igreja, na Era Medieval. Mostrando a história
da ressurreição de Cristo. Teve declínio a partir de meados do século XVI. Desde
o século XV, trupes teatrais agregavam-se aos domínios de senhores nobres e
reis, constituindo o chamado teatro elisabetano. Os atores (homens) eram
empregados pela nobreza e realeza. O próprio Shakespeare, assim como o ator
original de Otelo e Hamlet, Richard Burbage, eram empregados pelo Lorde
Chamberlain, e mais tarde foram empregados pelo próprio rei. Na Espanha, atores
profissionais trabalhavam por conta própria.
Foi
na Itália que o teatro renascentista rompeu com as tradições do teatro
medieval. Houve uma verdadeira recriação das estruturas teatrais com o teatro
humanista. "Commedia Dell'Arte", em que alguns tipos representados
provinham da tradição do antigo teatro romano: avarento e do fanfarrão. Dell'Arte
empreendiam por toda a Europa, este gênero teatral exerceu grande influência
sobre o teatro realizado em outras nações. Um dos aspectos marcantes nesse
teatro foi à utilização de mulheres nas representações, fato que passou a se estender
para os outros países. Século XVII que as mulheres passaram a fazer parte das
atuações teatrais na Inglaterra a na França. No Brasil, o teatro tem sua origem
com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com
intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã
para a cultura indígena.
No
século XIX começaram as inovações cênicas e infra-estruturais do teatro, elevador
hidráulico, luz a gás. Em 1881, iluminação elétrica. Exigiram então o
surgimento da figura do diretor, que trata de todos os estágios artísticos de
uma produção. O teatro do século XX caracteriza-se pelo ecletismo e pela grande
quebra de antigas tradições. O "design" cênico, a direção teatral, a
infra-estrutura e os estilos de interpretação não se vincularam a um único
padrão predominante. Entretanto, pode-se dizer que as idéias de Bertolt
Brecht foram as que mais influenciaram o teatro moderno. Segundo dizia
Brecht, o ator deve manter-se consciente do fato que esta atuando e que jamais
pode emprestar sua personalidade ao personagem interpretado. No teatro
contemporâneo tanto as tradições realistas como as não-realistas convivem ao
mesmo tempo.
Alguns
Maiores Influenciadores Contemporâneos
Constantin
Stanislavski
Moscou,
5 de Janeiro de 1863 — Moscou, 7 de Agosto de 1938. “Atuação verossímil”, uma série de técnicas e
princípios que hoje são considerados fundamentais para o desempenho do ator. Ao
contrário da percepção de naturalidade que observara, descobriu que a atuação
realista era, em verdade, muito artificial e difícil - e que somente seria
adquirido mediante uma série de estudos e práticas, que compilou.
Bertolt Brecht
Augsburg,
10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956. Teatro Épico - “experimentos
sociológicos”, Acabar com a fantasia significava fazer como que o espectador
assistisse a ação, compenetrado, consciente para poder indagar, refletir e
posicionar-se.
Antonin Artaud
Marselha,
4 de setembro de 1896 — Ivry-sur-Seine, Paris em 4 de março de 1948.
O
Teatro e seu Duplo - “o lugar onde se refaz a vida”, “dançar ao inverso”.
“A
questão que se coloca é de permitir que o teatro reencontre sua verdadeira
linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos, de atitudes, de expressões
e de mímica, linguagem de gritos e onomatopéias, linguagem sonora, onde todos
os elementos objetivos se transformam em sinais, sejam visuais, sejam sonoros,
mas que terão tanta importância intelectual e de significados sensíveis quanto
a linguagem de palavras.”
Jerzy Grotowski
Rzeszów,
11 de agosto de 1933 — Pontedera, 14 de janeiro de 1999
"Em
Busca de um Teatro Pobre",
"(...)
fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e emoção; tentamos
dividir-nos artificialmente em corpo e alma. (...) Em nossa busca de liberação
atingimos o caos biológico."
Peter Brook
Diretor
de teatro e cinema britânico (21/3/1925-). Propõe um teatro de caracterização
psicológica dos personagens que torne visível a "invisível" alma
humana. Imprimir caráter crítico e polêmico às montagens, substituindo a
passividade do espectador pela participação do público no espetáculo.
Bob Wilson
Norte-americano
(4/10/1941-) Linguagem corporal. Para Wilson, o artista só será completamente
"livre" no palco, quando seus movimentos se tornam mecânicos.
"Quanto mais você repete o trabalho, mais livre se é. Como andar de
bicicleta. Quando se aprende, você faz sem pensar".
Fundamentos
do Teatro
Texto
As
maiorias das obras teatrais são divididas em o começo, o meio e o fim.
No
começo, a temática a exposição. O meio, complicações vindas por descoberta de
informações novas. O final da peça resolve as complicações geradas no meio,
trazendo equilíbrio de novo.
Personagens
Para
estudar um personagem precisa entender basicamente quatro níveis: O nível
Físico (Sexo, idade, altura e raça); Nível social (econômico, profissão,
religiãoe etc.); Nível moral (valores e motivações da personagem); Nível
Psicológico ( hábitos, desejos e etc.).
O
dramatúrgo geralmente escolhe um o mais destes níveis para desenvolver as
personagens: alguns não cuidam muito do nível físico, mas se expressam muito no
plano pisicologico.
Pensamento
Presente
em todas as peças, onde autor expressa idéias. Basicamente o ator tem duas
opções: deixar ela bem clara (corre o risco de deixar a peça virar uma simples
ferramenta para a opinião do autor) ou provocar a mensagem de uma forma que
seja satisfatoriamente convincente (pode ser interpretada de forma errada).
Teatro
e a Igreja
É
incrível a maioria das igrejas onde eu fiz um trabalho teatral, a maioria das
pessoas não tem conhecimento, sobre teatro na bíblia. O que é teatro? Resumidamente é uma forma de expressar uma
historia ou pensamento, uma representação. A bíblia é repleta de representações
que Deus usava seus profetas para demonstrar algo para povo de Israel, exemplo
como Oseías se casou com uma prostituta (Oseías 1:2 - Quando, pela primeira
vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai,
toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra
se prostituiu, desviando-se do SENHOR).
Quando
eu penso em teatro eu não lembro simplesmente de Paulo, mas do Senhor dos
Senhores Jesus Cristo, no testamento Ele fazia varias representações como a cura
de um cego por meio de cuspe na terra e transforma em barro. Quando ele
simplesmente escreveu sobre a terra enquanto outros acusavam uma mulher. E muitas
outras representações por meios de parábolas. Eu gosto de pensar que Deus é um
grande dramaturgo.
Termino
este assunto com um texto do blogger a Serviço dEle:
“Mas,
o assunto em voga aqui não é teatro profético, se bem que toda ação
evangelística é uma ação profética. O tema é o teatro na evangelização, e onde
entra Paulo nisso? Paulo não era dramartugo. Paulo era um homem culto, que não
temia usar todos seus conhecimentos culturais a favor do evangelho, o teatro
inclusive. Assim vemos que Paulo, bom conhecedor da cultura secular cita
Menandro em 1 Coríntios 15:33. “As más conversações corrompem os bons
costumes”. Ou seja, Paulo coloca Menandro na bíblia.
E,
quem era Menandro? Menandro, que viveu entre 342 a 291 a.c nada mais era do que
o principal autor da comédia nova, última fase da evolução dramática Ateniense.
Esse tal menandro escreveu mais de cem comédias. Paulo colocou um comediante na
bíblia.
Paulo,
também gosta de poesia. E entre outro ele cita Epiménedes (Tito 1.12).
interessante que Paulo cita um trecho do poema Phaenoma de Arato,que diz
respeito a Zeus, com a intenção de converter os atenienses ao Deus verdadeiro.
(Atos 17.28). O texto original diz assim:
"Comecemos com
Zeus, sobre quem nós, mortais, deixarem de falar.
Cada rua e cada
praça estão plenas de Zeus.
Até o mar e os
portos estão cheios de sua divindade.
Tudo o que existe é
por causa de Zeus.
Nós somos
descendência dele. "”
Algumas
Definições
Iluminação / Cenógrafo
Ele
da ênfase a certos aspectos do cenário, estabelecendo relações entre o ator e
os objetos no palco, para enfatizar as expressões do ator. Ele cria efeitos
visuais com luzes. É a pessoa responsável por testar iluminação durante os ensaios.
Sobre
iluminação, necessariamente vir do alto para não projetar “sombras” na parede
de fundo do palco de apresentação.
Sonoplastia
Dá
à reprodução teatral uma distinção sobre conteúdo dramático e sublinha os
sentimentos expressos pelos atores. Selecionando sons para pecas e musicais,
ajudando o ator em sua expressão.
Figurino
As
vestes são acessórios representativos dos personagens, mostrando época, estado
psicológico e também ajudando o ator a se expressar em cena. O assistente de
figurino é essencial, principalmente quando o ator tem que fazer muitas trocas
de trajes, ajudando o ator a se trocar e orientando o ator sobre seu figurino
naquele período.
Cenário
É
a organização do palco. Nele, constrói-se o cenário com elementos diversos, de
acordo com o enredo, sua época. Em uma montagem teatral, produz um efeito
visual muito realista.
De
qualquer maneira o uso do cenário pode ser dispensável, dependendo do assunto a
ser abordado.
A
cena pode utilizar diversos recursos como painéis desenhados, quadros, móveis e
outros objetos componentes ao ambiente.
No
entanto, é necessário obedecer às normas estéticas que conduzam a uma visão
harmoniosa descansada e, ao mesmo tempo, “acreditável” para o espectador.
Maquiagem Cênica
Existem
vários matérias para uso de maquiagem cênica como pinta-caras, pancakes
coloridos, base, corretivo facial, pó compacto, lápis de olho preto, delineador
líquido, rímel, glitter, lápis pra contorno de boca, batons diversos, sombras
diversas, blush, derma FX, flesh latex, slug, gelatina em pó, blood gel e etc
não podemos esquecer o pincel, espátula pequenas e produtos para limpeza.
Palco
Local
onde acontece a encenação. Deve ser apropriado, de modo que permita a
movimentação espontânea dos atores. Há vários tipos de palcos como O “tréteau”
ou tablado descoberto, O palco à italiana, O palco à inglesa, O palco rebaixado
ou anfiteatro e O palco de arena.
Marcar as cenas de
movimentos
É
estabelecer: locais de entrada e saída de personagens, posição na cena,
movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra frente/trás
etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a marcação
de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais organizado fica o efeito
visto pelo público.
Script / Roteiro
Roteiro
da peça, no qual é divulgada a idéia central, tema e a história da trama
teatral. Os scripts contêm tudo o que é falado pelos atores e as indicações
quanto à expressão dos personagens e ao cenário, ou seja, o plano da peça, cena
por cena, do começo ao fim.
Pantomimas (Mímicas)
A
apresentação é contada por meio de ação e expressão corporal, sem uso de
palavras. É a arte de narrar com o corpo.
Formas
Forma
Dramática - É ação. A Tragédia – É uma forma de drama, conflito entre uma
personagem e algum poder de instância maior. A Comédia - humor, espetáculo. O
Melodrama - expressão violenta ou exagerada dos sentimentos. As Formas Misturadas
- Não é cronológico. Artes Cênicas - São todas as formas de arte que se
desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes
estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas.
Diretor
O
diretor deve ser capaz de unir os componentes num propósito comum, inspirá-los
e conduzi-los. Reunir o grupo todo para o ensaio, entrosar o grupo, tirar a timidez,
dar estímulos, mostrar o valor desse tipo de trabalho. Deve orientar e dirigir
o ensaio com seriedade e sinceridade. Prestando auxilio maior aos que tem mais
dificuldade nas cenas. Valorizar o potencial de cada componente, esclarecer
acerca da responsabilidade do trabalho. Estabelecer regras a serem cumpridas.
Proposta
para Pratico – Expressão Corporal
Exercícios de
alongamento
O
alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no
final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores
musculares e aumenta a flexibilidade.
Trabalho Respiratório
Respiração
profunda, Respiração mediana e das partes superiores. Respiração e
movimentação.
Laboratórios
Jogos Teatrais
O
jogo teatral, também conhecido como jogo dramático, é a improvisação a partir
de temas ou situações. É uma criação e representação coletiva. Através do jogo
dramático cria-se um clima de liberdade que envolve os participantes unindo-os.
O jogo dramático estimula a espontaneidade, a imaginação, a observação, a
percepção e o relacionamento grupal. O objetivo é proporcionar o envolvimento e
a liberdade pessoal necessários para a experiência. É desenvolver habilidades,
divertindo-se ao máximo e recebendo toda estimulação que o jogo tem para
oferecer.
Improviso
Divida
o elenco em grupos de 3 ou 4 pessoas. (Preferencialmente coloque os que têm
menos intimidade entre si). O líder dirá a cada grupo um tema bíblico e que
personagens cada um fará. Tudo por mímica. Tipo: Daniel na cova dos Leões:
Coloque uma mulher para fazer
Daniel.
Cada grupo fará sua apresentação e ao termino, todos devem sentar-se em
círculos e de forma franca e sincera se avaliarem. OBJETIVO: Esse exercício é
saber se os atores estão conseguindo passar a mensagem escolhida pelo líder.
Espelho
Coloque
um componente de frente para o outro. Um que seja extrovertido, este será a
“pessoa”
e outro mais tímido, que será o “espelho”. A pessoa fará os movimentos faciais
(sorriso,
tristeza, espanto, risada, caretas diversas) e o espelho terá que imitar.
Depois inverta os papeis de pessoa e espelho. OBJETIVO: Desenvolver expressão
facial nos componentes, tirar a timidez e a vergonha.
Uma história em mímica
Um
ator vai ao palco e conta, em mímica, uma pequena história. Um segundo ator
observa enquanto os outros três não podem ver. O segundo ator vai ao palco e
reproduz o que viu, enquanto os outros dois não vêem: só o terceiro. Vai o
terceiro e o quarto observa, mas não o quinto. Vai o quarto e o quinto observa.
Finalmente, vai o quinto ator e reproduz o que viu fazer o quarto ator.
Compara-se depois o que fez o primeiro: em geral, o quinto já não tem nada mais
a ver com o primeiro. Depois, pede-se a cada um que diga em voz alta o que foi
que pretendeu mostrar com a sua mímica.
Dicção
Para
trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar
a personagem. Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece
com estes exercícios:
BA
BE BI BO BU
Trava-língua
Exercícios
de trava- língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício
para melhorar a dicção e a projeção vocal. Repita cada palavra articulando bem
as mesmas, depois repita- as falando rápido por três vezes.
Sei
o que sei, sabemos o que sabes; o que não sabes é o que sabemos. Sabemos como
sabem os sábios com seus saborosos saberes.
Tio
Pio pita o pipo. Pio pita o pipo do tio.
Treinamento
Corporal
Esse
treinamento se compõe de exercícios rítmicos intensivos, girando sempre em
torno do jogo e da busca de um desembaraço espontâneo no meio do grupo.
Elabora-se em torno de duas formas de locomoção: a marcha e a corrida.
Marcha
Normal e Marcha Ritmada aplicando direção, velocidade, dimensão e combinações.
E
inúmeras series de encadeamentos tais como; corrida, salto, extensão, recepção
de pernas dobradas, queda freada, deslizar sobre dorso, tornar a subir
rapidamente. Estes exercícios servem para varias situações como apanhar uma
pedra e atira-la.
Nosso
corpo tem de explorar o domínio de suas infinitas possibilidades de movimentos,
em suas dimensões fundamentais que são a zona de equilíbrio, zona do ponto de
força, zona de autoridade e zona expressiva.
Zona
de Equilíbrio: Posição intermediaria, posição abaixada e com apoio humano.
Zona
do Ponto de Força: Impulsão, impulsão com arremesso expressivo e impulsão com
propostas de jogos.
Zona
de Autoridade: Em estática, deslocamento e com busca de sensação.
Zona
Expressiva: A cabeça, a mascara facial e o olhar.
Com
fim vem a exploração do espaço, retomada de todos os elementos anteriores
trabalhados.
Bibliografia
Curso
de Teatro comunidade Batista - Pastor Pedro Noia
Apostila
de História Do Teatro - Jorge Luís Rodrigues
http://simoneparaguai.blogspot.com/2009/05/o-teatro-na-biblia.html
Luiza
Regina Reis - Apostila com dicas básicas para o Teatro Cristão
Instrutor: Márcio André Maciel
e-mail: marcioandre_21@hotmail.com
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