quinta-feira, 28 de junho de 2012

Psicologia ideias Gerais


1 – Faca um esquema das diferentes idéias filosóficas apresentadas no texto, identificando seu pensador e período histórico.

A Psicologia ganha consistência na antiguidade, com Sócrates quando ele estudava o limite que separa homem do animal. Aristóteles define psyché através do seu escrito Anima, que é considerado o primeiro tratado em Psicologia.
Vindo a era cristã, Santo Agostinho inspirado em Platão, adapta aos dogmas da fé uma distinção entre corpo e alma. São tomas de Aquino buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, em termos de igualdade.
No Século XV René Descartes, postula a separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substancia material e uma substancia pensante, e que o corpo, desprovido de espírito é uma maquina.
Com século XIX, vem Augusto Comte, que postulava a necessidade de um maior rigor cientifico na construção dos conhecimentos nas ciências humanas. A Psicologia começa a ser investigada pela Fisiologia e pela Neurofisiologia.
Na Alemanha surge o pai da Psicologia moderna ou cientifica Wilhem Wundt, com primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicologia.
Os autores que deram origem as teorias que existem atualmente são: William James com o Funcionalismo, Edward Fitchner com Estruturalismo e o Edward L. Thorndike com Associacionismo.
A Psicologia cientifica foi substituída no século XX por novas teorias, vindo Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A partir da década de 70, disseminaram-se outras tendências como a Construtivista.

2 – Destaque as principais idéias que caracterizam as seguintes abordagens, indicado se principal teórico:

Funcionalismo – é a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia e tem como base eleger a consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

Estruturalismo – preocupa-se com a consciência, mas principalmente em seus aspectos estruturais, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central.

Associacionismo – teoria de aprendizagem na psicologia, a aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias, das mais simples às mais complexas. Com a formação da lei do Efeito.

Behaviorismo – define o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

Psicanálise – a partir da pratica medica, recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.

Gestalt – postula que o homem deve ser compreendido em sua totalidade e nega a fragmentação das ações e processos humanos.

Construtivismo – preocupa-se em apresentar uma resposta a teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceder o psiquismo humano; isto é, buscam mostrar como esses dois aspectos da vida humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.

3 – Quais os principais fatores ambientas que podem interferir no desenvolvimento pré-natal?

Doenças da mãe;
Drogas tomada pela mãe;
Nutrição materna;
Idade da mãe;


4 – Enumere os principais fatores genéticos que interferem no desenvolvimento gestacional.

Fator RH;
Genes Dominantes e Recessivos;
Gêmeos Univitelinos e Fraternos;
O Embrião e o Feto;
A diferenciação Sexual;
Erros Defeitos Genéticos.


5 – De que forma a psicomotricidade contribui para educação do movimento da criança?

Ela trabalha o movimento focalizado nas funções intelectuais da criança, então ela realça essa relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade. A criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e espaço.

6 – Explique com suas palavras os seguintes conceitos, segundo a teoria piagetiana:

Adaptação – mostra a mudança ou estagnação do organismo voltado à mente, sofrida à variação do ambiente. 

Organização – o individuo passa necessidade de busca sistemática e organizar a sua forma de agir e pensar gradativamente em processos isolados.

Assimilação – o individuo incorpora novas experiências em seu conhecimento de vida.

Acomodação – o individuo modifica a maneira de agir em ação, idéias e conceitos pela descoberta de novas informações.


7 – Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro estágios durante o seu desenvolvimento cognitivo. Escreva sobre esses estágios, apresentando suas principais características.

O sensório-motor – A criança apreende pela experiência, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos.

O pré-operacional – marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem.

Operações concretas – A criança já possui organização mental e social, e integra de modo lógico e coerente.

Operações formais – Ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.


8 – Qual é a estrutura de personalidade, segundo a teoria psicanalítica?

A personalidade é composta por id, ego e superego.

9 – O que se entende por id, ego e superego?

Id – é a energia inicial, da qual se desenvolve o ego e superego. É o inconsciente. É constituído pelo conjunto dos impulsos instintivos inatos, que motivam as relações do indivíduo com o mundo.

Superego – é a censura, a autocensura. desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id.

Ego – faz a mediação entre o id e o superego, com capacidade d e retardamento da gratificação, tolerância à frustração e guia o comportamento do individuo para comportamentos aceitáveis.


10 – De acordo com status de identidade, descrito por Erickson, como os pais e educadores podem contribuir para o desenvolvimento da identidade do adolescente?

Tente não criticar;
Elogie as boas ações;
Nunca poupe elogios;
Aceite-o como é;
Lembre-se que o adolescente é sensível;
Encoraje-o a defender as suas opiniões e idéias;
Leve a serio as preocupações do adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário