1
– Faca um esquema das diferentes idéias filosóficas apresentadas no texto,
identificando seu pensador e período histórico.
A Psicologia ganha
consistência na antiguidade, com Sócrates quando ele estudava o limite que
separa homem do animal. Aristóteles define psyché através do seu escrito Anima,
que é considerado o primeiro tratado em Psicologia.
Vindo a era cristã, Santo
Agostinho inspirado em Platão, adapta aos dogmas da fé uma distinção entre
corpo e alma. São tomas de Aquino buscou em Aristóteles a distinção entre
essência e existência, em termos de igualdade.
No Século XV René
Descartes, postula a separação entre mente e corpo, afirmando que o homem
possui uma substancia material e uma substancia pensante, e que o corpo,
desprovido de espírito é uma maquina.
Com século XIX, vem
Augusto Comte, que postulava a necessidade de um maior rigor cientifico na
construção dos conhecimentos nas ciências humanas. A Psicologia começa a ser
investigada pela Fisiologia e pela Neurofisiologia.
Na Alemanha surge o pai da
Psicologia moderna ou cientifica Wilhem Wundt, com primeiro laboratório para
realizar experimentos na área de Psicologia.
Os autores que deram
origem as teorias que existem atualmente são: William James com o
Funcionalismo, Edward Fitchner com Estruturalismo e o Edward L. Thorndike com
Associacionismo.
A Psicologia cientifica
foi substituída no século XX por novas teorias, vindo Behaviorismo, Gestalt e
Psicanálise. A partir da década de 70, disseminaram-se outras tendências como a
Construtivista.
2
– Destaque as principais idéias que caracterizam as seguintes abordagens,
indicado se principal teórico:
Funcionalismo – é a primeira sistematização
genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia e tem como base eleger a
consciência como o centro das preocupações e buscar a compreensão de seu
funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
Estruturalismo – preocupa-se com a consciência, mas
principalmente em seus aspectos estruturais, os estados elementares da
consciência como estruturas do sistema nervoso central.
Associacionismo – teoria de aprendizagem na
psicologia, a aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias, das
mais simples às mais complexas. Com a formação da lei do Efeito.
Behaviorismo – define o fato psicológico, de modo
concreto, a partir da noção de comportamento.
Psicanálise – a partir da pratica medica,
recuperando para a Psicologia a importância da afetividade e postula o
inconsciente como objeto de estudo.
Gestalt – postula que o homem deve ser
compreendido em sua totalidade e nega a fragmentação das ações e processos
humanos.
Construtivismo – preocupa-se em apresentar uma
resposta a teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceder o
psiquismo humano; isto é, buscam mostrar como esses dois aspectos da vida
humana – objetivo e subjetivo – se constroem e se determinam mutuamente.
3
– Quais os principais fatores ambientas que podem interferir no desenvolvimento
pré-natal?
Doenças
da mãe;
Drogas
tomada pela mãe;
Nutrição
materna;
Idade
da mãe;
4
– Enumere os principais fatores genéticos que interferem no desenvolvimento
gestacional.
Fator
RH;
Genes
Dominantes e Recessivos;
Gêmeos
Univitelinos e Fraternos;
O
Embrião e o Feto;
A
diferenciação Sexual;
Erros
Defeitos Genéticos.
5
– De que forma a psicomotricidade contribui para educação do movimento da
criança?
Ela trabalha o movimento
focalizado nas funções intelectuais da criança, então ela realça essa relação
existente entre a motricidade, a mente e a afetividade. A criança toma
consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse
corpo, localizando-se no tempo e espaço.
6
– Explique com suas palavras os seguintes conceitos, segundo a teoria
piagetiana:
Adaptação – mostra a mudança ou estagnação do organismo
voltado à mente, sofrida à variação do ambiente.
Organização – o individuo passa necessidade de
busca sistemática e organizar a sua forma de agir e pensar gradativamente em
processos isolados.
Assimilação – o individuo incorpora novas experiências
em seu conhecimento de vida.
Acomodação – o individuo modifica a maneira de
agir em ação, idéias e conceitos pela descoberta de novas informações.
7
– Segundo Jean Piaget, o ser humano passa por quatro estágios durante o seu
desenvolvimento cognitivo. Escreva sobre esses estágios, apresentando suas
principais características.
O
sensório-motor – A
criança apreende pela experiência, o universo que circunda a criança é
conquistado mediante a percepção e os movimentos.
O
pré-operacional –
marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o
aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da
linguagem.
Operações
concretas – A criança
já possui organização mental e social, e integra de modo lógico e coerente.
Operações
formais – Ampliando
as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre
hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos
e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
8
– Qual é a estrutura de personalidade, segundo a teoria psicanalítica?
A personalidade é composta
por id, ego e superego.
9
– O que se entende por id, ego e superego?
Id
– é a energia
inicial, da qual se desenvolve o ego e superego. É o inconsciente. É
constituído pelo conjunto dos impulsos instintivos inatos, que motivam as
relações do indivíduo com o mundo.
Superego – é a censura, a autocensura.
desenvolve a partir do Id, à medida que a pessoa vai tomando consciência de sua
própria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigências do Id.
Ego
– faz a mediação
entre o id e o superego, com capacidade d e retardamento da gratificação,
tolerância à frustração e guia o comportamento do individuo para comportamentos
aceitáveis.
10
– De acordo com status de identidade, descrito por Erickson, como os pais e
educadores podem contribuir para o desenvolvimento da identidade do
adolescente?
Tente
não criticar;
Elogie
as boas ações;
Nunca
poupe elogios;
Aceite-o
como é;
Lembre-se
que o adolescente é sensível;
Encoraje-o
a defender as suas opiniões e idéias;
Leve a serio as
preocupações do adolescente
Nenhum comentário:
Postar um comentário