quinta-feira, 28 de junho de 2012

John Wesley e Londrina



A historia do metodismo começa no século XVIII, através de um homem chamado John Wesley, nasceu em dezessete de junho de mil setecentos e três há dois de Março de mil setecentos e noventa e um. Wesley na sua adolescência foi estudar na Universidade de Oxford na Inglaterra criando assim com um grupo de amigos religiosos o “Clube Santo” os adeptos tinham a obrigação dar um testemunho fiel da sua fé Cristã. Eram rígidos e regulares em suas expressões religiosas, no exercício de ordem espiritual e no auxílio aos pobres, aos doentes e aos presos. Por causa dessa regularidade, os demais companheiros da universidade ridicularizavam os membros do clube dando-lhes o apelido de “Metodista” um sistema metódico de auto-exame e autodisciplina.  Na universidade Wesley começa a se preocupar pela questão social de seu país pelo fato da grande miséria na época em sua nação. Ele forma-se em Teologia, e começa ajudar a seu pai na Igreja Anglicana. (metodista.org.br)
Embora estando fiel ao “Clube” e tendo experiências de evangelismo na Virgínia, John Wesley sentia dentro de si um vazio, após a bordo do navio que quase naufragou durante uma grande tempestade, ele se sentiu sem fé com medo da morte. Mesmo ele formado em Teologia e missionário através da igreja Anglicana ele não se sentia salvo, Esto durou até que em 24 de Maio de 1738, na Rua Aldersgate, em Londres, teve uma experiência espiritual extraordinária, seu diário narra desta forma:
"Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, e que me havia salvado da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração".
Após seu coração aquecido nos próximos 50 anos seguintes, Wesley pregou em média de três sermões por dia. Houve uma vez que pregou a cerca de 14.000 pessoas muitas vezes ele ministrava ao ar livre, não tendo muita aceitação de seu ministério nas igrejas atuais. Milhares saíram da miséria e indecência e cantaram a nova fé nos hinos de Carlos Wesley, irmão de John.  Nesta época se tornou muito conhecida sua frase: "o mundo é a minha paróquia".  A Inglaterra começa a conhecer piedade e esperança acima de angustia de sua época, era uma época conturbada pela revolução industrial, sem higiene e moral as pessoas afogavam suas angustias de quase morte através do serviço imposto, através de bebidas em bares. Wesley andava por toda a parte a cavalo, conquistando o apelido de 'O Cavaleiro de Deus', em 50 anos, calcula-se que Wesley tenha percorrido aproximadamente 400 mil quilômetros e pregado provavelmente 40 mil sermões, em uma média de 800 sermões ao ano.
Com os objetivos de compartilhar, estudar a Bíblia, orar e pregar Wesley pregava aos operários em praças e salões, entusiasmados John e seu irmão Carlos organizaram pequenas sociedades e classes dentro da Igreja da Inglaterra, liderados por leigos. Estas sociedades e classes espalharam em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra com milhares de integrantes. John Wesley deixou um legado de 300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais.  Houve também obras sociais honradas como: Dinheiro aos pobres (Wesley distribuía). Compêndio de medicina (Wesley escreveu e foi largamente difundido). Apoio na reforma educacional. Apoio na reforma das prisões. Apoio na abolição da escravatura.
A Igreja Metodista, como Igreja propriamente dita, organizou-se primeiro nos EUA e depois na Inglaterra apenas após a morte de Wesley no dia 2 de março de 1791, pois Wesley não aceitava a divisão da igreja Anglicana, ele morreu como Anglicano cercado de admiradores.
No Brasil o movimento começou por volta de do seculo XIX. Durante a Guerra Civil dos Estados Unidos houve uma divisão interna no país. A Igreja Metodista Episcopal também se dividiu, no sul, foi criada a Igreja Metodista Episcopal do Sul e no Norte, os metodistas continuaram com o mesmo nome de antes da guerra. Junius Estaham Newman foi o primeiro pastor a se fixar permanentemente no Brasil. Ele foi nomeado 1866. Após ter servido durante a Guerra Civil Americana, como capelão às tropas do Sul, observou que muitos metodistas do Sul emigraram para as Américas do Sul e Central e acompanhou-os. Em Setembro de 1930, em São Paulo a Igreja Metodista Central de São Paulo elegeu-se o primeiro bispo da Igreja no Brasil, chamado Willian Tarboux, que era americano. O primeiro bispo brasileiro metodista foi César Dacorso Filho, eleito em 1934.
Em Londrina a Igreja Metodista nasceu um ano antes da criação do município de Londrina, no dia 4 de dezembro de 1933 e, ao lado do trabalho de evangelização, sempre esteve envolvida com atividades de caráter social, especialmente no campo da saúde e da educação. O Rev. H. I. Lehman foi o primeiro pastor metodista a visitar o povoado que seria Londrina, ele diz em seu esboço histórico:
“Londrina, futura metrópole do Norte do Paraná, colocada no centro das terras mais férteis do Brasil além do Rio Tibagi, 23 Kilômetros distante da Villa Jatahi, aumentou, em 15 meses, de 11 casas a mais que 400 casas com bons hotéis e muitas casas comerciais. Ainda está crescendo com muita rapidez. Mas o que me interessa mais é a historia do trabalho de Deus neste novo campo. Fiz a primeira visita em Londrina em 06 de junho de 1932, poucos meses depois de iniciar a sua construção, mas não achei crentes. Em 12 de Outubro dei o primeiro passo para abrir trabalho evangélico em Londrina, solicitando de Mr. Thomas, diretor da Cia. de Terras do Norte do Paraná, a doação do terreno para a construção de um templo em Londrina. Fui gentilmente atendido por este bondoso amigo que me prometeu terreno para o templo e para a casa pastoral. Esta promessa foi cumprida e consumida por nosso amigo, Dr. Willy Davids, representante da Companhia em Londrina, que nos ajudou a escolher duas boas datas, as quais foram devidamente escrituradas em 29 de março de 1933 e registradas em 29 de abril. O trabalho metodista foi por nós começado em Londrina em 29 e 30 de Novembro de 1932, pregando por duas vezes o Evangelho à assistência de 40 pessoas ou mais, na pensão italiana. Não houve trabalho de outra igreja ou crente nesta ocasião, mas já havia crentes metodistas, presbiterianos, independentes, batistas, e luteranas, residentes em Londrina.”



Documentos Históricos internos da igreja Metodista
By Tiago John e Márcio Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário